Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Assistência Social da APAE de São Mateus do Sul visa assegurar e viabilizar aos alunos e seus familiares encaminhamentos e orientações aos programas e projetos sociais, direcionamento ao Beneficio de Prestação Continuada BPC, além de viabilizar palestras, agendamento de consultas em hospitais especializados, coordenar clube de mães, elaborar projetos dentro da necessidade da entidade, acompanhar as famílias, principalmente as que se encontram em situação vulnerável de vida, proporcionar acesso as demais políticas públicas, visando a dignidade e a inserção da pessoas com deficiência na sociedade, como cidadão de direito.

PROGRAMA APAEANO DE PREVENÇÃO (PAP)
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que existem aproximadamente 500 milhões de pessoas com deficiência no mundo e que as várias ações de prevenção têm custo irrisório comparado com a reabilitação e com o tratamento dessas deficiências.
A Equipe de Saúde da APAE SMS, através do Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obrzut, desenvolve várias atividades visando a prevenção de deficiências. Essas atividades acontecem de modo contínuo durante todo o ano por meio de projeto que visam levar a comunidade local e de municípios vizinhos a conscientização e o conhecimento de medidas que auxiliam a prevenção de deficiências.
A equipe de Saúde da APAE SMS realiza campanhas de esclarecimento por meio de palestras previamente agendadas e divulgações sobre o tema nos meios de comunicação, além de participar das discussões e dos movimentos da comunidade e das organizações locais. Desta maneira é possível formar agentes multiplicadores do conhecimento que contribuem para redução do índice de nascimentos de crianças com deficiência.
O Programa Apaeano de Prevenção é tão efetivo que a equipe multidisciplinar já conseguiu detectar, junto à comunidade, casos em que é necessário o atendimento precoce para minimizar sintomas através da intervenção adequada e da prática da inclusão, garantindo qualidade de vida para a pessoa com deficiência e seus familiares.

PROJETO ESTIMULAÇÃO PRECOCE
A família passa por transformações nas diferentes fases do desenvolvimento da criança no que diz respeito aos cuidados, envolvimento e práticas. Pensando nisso, a equipe de Saúde da APAE SMS promove atividades para estimulação das habilidades sócio afetivas e da cognição de crianças de até 3 (três) anos e 11 meses, a fim de potencializar o desenvolvimento das mesmas dentro de seu contexto biopsicossocial.
Desta forma, a equipe capacita os familiares a respeito dos cuidados com as crianças, tendo em vista dar continuidade à estimulação na sua realidade social e promover ações de fortalecimento das famílias a partir da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência na busca de direitos e onde poderão recorrer em caso de violação dos mesmos, bem como avaliar as mudanças sobre as necessidades, a estimulação, o nível de estresse e o nível de empoderamento familiar, após a participação dos pais no projeto de intervenção.
Composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social o Projeto de Estimulação Precoce desenvolve atividades de estimulação considerando que cada fase de desenvolvimento requer atividades diferenciadas em consonância com as diretrizes nacionais de estimulação precoce.
Esta ação ocorre uma vez ao mês no Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obrzut, com a realização de atendimentos e orientações práticas e teóricas com a criança e o cuidador. Nos encontros são aplicadas dinâmicas de simulação das dificuldades e limitações, possibilitando assim a troca de experiências entres os cuidadores. Mudanças estruturantes e produtivas na dinâmica e na interação familiar também provocam alterações no comportamento da criança, podendo criar condições facilitadoras para seu desenvolvimento, por isso é tão importante capacitar o responsável familiar.

CICLO DE PALESTRAS EM REABILITAÇÃO (CIPARE)
A ausência de qualificação na área de reabilitação é comum não apenas em São Mateus do Sul como também em outros municípios da região. A partir desta realidade, a equipe de saúde da APAE SMS deu vida ao Ciclo de Palestras em Reabilitação (CIPARE) a fim de oportunizar para estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento uma formação gratuita e de qualidade para trabalhar diretamente com a pessoa com deficiência. O evento visa, ainda, estimular a atualização do conhecimento sobre reabilitação na sua forma mais ampla, fortalecendo as parcerias entre estes profissionais e a instituição.
No início, o CIPARE ocorria durante os períodos matutino e vespertino de um único dia, porém, com a crescente procura dos profissionais pela oportunidade de atualização e formação gratuita, o evento foi transformado em um projeto.
Esse projeto aborda também a conscientização, a mudança de valores e atitudes dos participantes para que a qualificação venha a ser inserida no seu cotidiano. Para tanto se utiliza a formação continuada que serve de mediadora do conhecimento e de aprendizagem. A organização e coordenação do projeto é feita pela equipe de saúde da APAE SMS.

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À ATENÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PRONAS/PCD)
O Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) foi criado pelo Ministério da Saúde e instituído pela Lei nº 12.715/2012 para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuem com a pessoa com deficiência como, por exemplo, a APAE.
O objetivo do Programa é ampliar a oferta de serviços e expandir a prestação de serviços médico-assistenciais; apoiar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis; e realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socio antropológicas. Consequentemente, mais recursos serão destinados ao estímulo e ao desenvolvimento de pesquisas, tratamentos, ações de promoção à saúde e de reabilitação da pessoa com deficiência.
A APAE SMS, assim como as demais entidades que se enquadram na categoria, pode apresentar até três projetos para o PRONAS/PCD em cada ano/ciclo. As propostas são submetidas à análise no prazo de até 50 dias e, caso aprovadas, são publicadas em Portarias no Diário Oficial da União (DOU), que autorizam as instituições a captarem recursos para a execução das ações. Os projetos contemplados têm o desenvolvimento acompanhado e avaliado pelo Ministério da Saúde.
A captação de recursos é feita pela equipe especializada da APAE de São Mateus do Sul, em contato direto com pessoas e empresas interessadas em apoiar o desenvolvimento dos projetos da Instituição. As doações podem ser feitas por pessoa físicas e/ou jurídicas e as deduções estão limitadas a 1% (um por cento) do Imposto sobre a Renda devido na declaração, não sujeitas ao limite global de 6% (seis por cento) das deduções.
Os interessados em fazer a doação podem escolher para quais projetos preferem contribuir. A dedução fiscal não é feita no mesmo ano em que se realiza a doação, sendo possível deduzir 100% do valor doado, desde que não ultrapasse o teto determinado. O ressarcimento da doação ocorrerá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatimento do valor do Imposto de Renda a pagar.
Após a comprovação da captação de recursos e dos eventuais ajustes do projeto, o Ministério da Saúde celebra um Termo de Compromisso com a instituição, abrindo, em sequência, a segunda conta, chamada Conta Movimento, para que a instituição possa iniciar a execução do seu projeto. A instituição deve captar pelos menos 60% do valor total do projeto para que este possa ter seu início autorizado.
O Ministério da Saúde acompanha os projetos durante toda a sua execução e, ao final, avalia os resultados obtidos. As instituições devem prestar contas ao Ministério da Saúde, conforme portarias regulamentadoras dos programas.

PROJETO CUIDANDO DO CUIDADOR

Endereço:
Rua: João Bettega, 1014 • São Mateus do Sul • PR
E-mail:
saomateusdosul@apaepr.org.br
Telefone:
(42) 35322464