Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

SAÚDE

A APAE de São Mateus do Sul (APAE-SMS) disponibiliza atendimento profissional especializado em diversas áreas de saúde atuando na habilitação e reabilitação da Pessoa com Deficiência, a fim de promover melhora significativa na qualidade de vida desses indivíduos. Desde 2016, os atendimentos são realizados no Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obrzut, um espaço clínico completo, com 10 salas de atendimento, quatro banheiros e mais de 800m² totalmente adaptados, proporcionando um ambiente adequado para o atendimento desse público.
A Equipe Multiprofissional de Saúde da APAE oferece mais de 900 atendimentos clínicos mensais por meio de uma parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e mais de 1240 atendimentos clínicos mensais por meio de parceria com o Ministério da Saúde através do projeto PRONAS. Também possui convênio com a Prefeitura de São Mateus do Sul. Atua em nove especialidades, com um quadro de 16 profissionais da área de saúde para atendimento clínico, e 2 profissionais de assistência social que oferecem suporte ao atendimento dos usuários.
Além dos atendimentos clínicos, a equipe de saúde da APAE atua no Programa Apaeno de Prevenção (PAP) que engloba diversos projetos relacionados à Pessoa com Deficiência e seus familiares, com destaque para as ações: “Cuidando do Cuidador”, “Estimulação Precoce”, “Grupos Terapêuticos” e CIPARE.
Os serviços oferecidos pela Equipe do Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obrzut estão de acordo com as diretrizes do SUS e da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual ou Múltiplas, na qual os atendimentos clínicos ambulatoriais têm como objetivo principal a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, estimulando ao máximo sua capacidade funcional.
Em agosto de 2018, os atendimentos no Centro de Atendimento José Carlos Obrzut foram ampliados com a liberação do projeto “AMPLIAR SAÚDE” pelo PRONAS/PCD do Ministério da Saúde, aumentando as especialidades e números de procedimento, bem como o público alvo, agora aberto a pessoa com deficiência dos municípios de Antônio Olinto, São João do Triunfo e São Mateus do Sul. A parceria com o SUS prevê atendimento somente aos alunos da Instituição.

ESPECIALIDADES CLÍNICAS DA APAE-SMS
- Enfermagem
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Nutrição
- Odontologia (em breve)
- Psicologia
- Serviço médico especializado
- Serviço Social (apoio)
- Terapia Ocupacional

ENFERMAGEM
A enfermagem tem como especificidade o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. Cabe a esse profissional realizar atividades de promoção de saúde, prevenção de doenças e deficiências, prestar cuidados ao paciente, realizar exames físicos, orientar o paciente sobre os procedimentos a serem realizados, promover atividades de educação continuada e orientar pais e responsáveis quando necessário.

FISIOTERAPIA
A fisioterapia visa avaliar e tratar as disfunções motoras e as incapacidades físicas, prevenir anormalidades, contraturas e deformidades, estimular a criança para o uso de suas potencialidades, acelerando a sua habilitação ou reabilitação. Objetiva desenvolver as capacidades remanescentes e a consciência motora. Também se ocupa da prevenção, habilitação e reabilitação motora conforme as necessidades individuais apresentadas pelo paciente. O atendimento fisioterápico é baseado fundamentalmente em estimulação motora (método neuroevolutivo) e estimulação sensorial. A estimulação sensorial é desenvolvida por meio de um ambiente enriquecido para criar desafios sensoriais, cognitivos e motores, fornecendo oportunidades de aprendizagens correlatas e efetivas que contribuem para o desenvolvimento do tônus muscular, das reações automáticas do corpo e do bem estar emocional do individuo.

FONOAUDIOLOGIA
A Fonoaudiologia visa o trabalho na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração. O trabalho engloba anamnese e avaliação e, na sequência, é traçado o plano terapêutico de acordo com as necessidades apresentadas pelo paciente. O plano terapêutico pode englobar exercícios fonoarticulatórios para adequar funções e atividades lúdicas que estimulem e desenvolvam a linguagem. Realiza também trabalhos de promoção de saúde e prevenção de agravos, principalmente em quadros de disfagia. Trabalha interdisciplinarmente com as demais áreas de saúde, visando o desenvolvimento completo do paciente. A orientação do profissional e acompanhamento da família contribui para a melhora no quadro do paciente e, consequentemente, melhora na qualidade de vida. 

NUTRIÇÃO
O profissional de nutrição tem por objetivo realizar acompanhamento nutricional dos indivíduos, orientação em casos de necessidades especificas (sobrepeso, obesidade, dislipidemias, hipertensão, diabetes, etc.) bem como da execução e planejamento da alimentação escolar. Desenvolve suporte ao Programa Multidisciplinar de Disfagia nos aspectos relativos a alimentação oral e enteral dos indivíduos com disfagia.

PSICOLOGIA
O papel do profissional da psicologia visa o pleno desenvolvimento do paciente, a promoção da qualidade de vida e bem-estar psíquico da família do mesmo e também de seus professores. Nesse sentido, as atividades do psicólogo estão direcionadas para as relações sociedade, família-aluno, aluno-professor. O trabalho envolve avaliações periódicas, acompanhamento do desenvolvimento cognitivo e emocional, encaminhamentos para a rede regular de ensino, bem como o acompanhamento desse processo por meio de reuniões periódicas com a família, direção e professores da escola regular. O psicólogo também é responsável por realizar orientações aos professores sobre o nível de desenvolvimento de cada paciente, aspectos emocionais e comportamentais, bem como orientações as famílias para que possam compreender e participar ativamente do desenvolvimento de seus filhos.

SERVIÇO MÉDICO ESPECIALIZADO
O serviço medico especializado atua de forma global no que se refere a saúde do individuo, tanto no aspecto físico como social, juntamente com a equipe multidisciplinar. Atua na avalição do quadro clinico e evolutivo, fazendo as orientações medicas necessárias de acordo com sua especialidade quanto a patologia e o risco de recorrência, bem como, o controle e tratamento do paciente.

TERAPIA OCUPACIONAL
O profissional de Terapia Ocupacional busca desenvolver seus pacientes de forma global, observando a área física, neuropsicosocial, suas atividades de vida diária (AVDS) e atividades de vida psicossocial (AVPS). Promove a adequação postural dos pacientes  nos diversos ambientes que envolvam seu cotidiano escolar e domiciliar, visando a maior independência possível à pessoa com deficiência em suas atividades. Busca-se, portanto, prevenir incapacidades, atrasos no desenvolvimento, visando um melhor desempenho funcional com maior autonomia.

Endereço:
Rua: João Bettega, 1014 • São Mateus do Sul • PR
E-mail:
saomateusdosul@apaepr.org.br
Telefone:
(42) 35322464