O Projeto de Doação do Imposto de renda é desenvolvido pelo departamento de Captação de Recursos da APAE. Por meio de ações informativas e de incentivo desenvolvidas estrategicamente com o departamento de Marketing, objetiva-se ampliar o número de cidadãos e empresas doadoras do Imposto de Renda. Com a destinação de parte do Imposto de Renda, o gesto solidário se transforma em projetos de assistência social, educação e saúde aqui na nossa Instituição.
Cada cidadão, como Pessoa Física, pode destinar até 6% (em dezembro) e realizar o ajuste até 3% (em abril ano subsequente) a do seu Imposto de Renda devido para a APAE. Já as empresas, Pessoas Jurídicas, podem destinar 1% do lucro real do trimestre para a instituição. Na prática, ao ajudar uma entidade, a pessoa destina parte de seu imposto de renda devido para um projeto de instituição credenciada ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente, onde é possível visualizar de forma concreta resultados no próprio município. Para doar o interessado deve realizar um depósito diretamente na conta bancária do Fundo Municipal da Criança e Adolescente do seu Município ou Estado até o dia 29 de dezembro. Depois, guardar o recibo de comprovação da doação, que deve conter seu nome e CPF, data e quantia da doação. Na hora de preencher a declaração, a doação deverá ser informada na ficha “doações efetuadas” com o valor e CNPJ do Fundo Municipal e/ou Estadual. Na sequência, o programa calculará automaticamente o imposto devido e fará a dedução dos valores doados.