Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - SÃO MATEUS DO SUL

Apae de São Mateus do Sul - PR

  • FUNDAÇÃO
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down

MSWI

21/03/2018

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

Descrita pela primeira vez em meados do século XIX (1862) pelo médico britânico Jonh Langdon Down, foi com quase cem anos depois (1959) que os cientistas Jerome LeJeune e Patricia Jacobs determinaram a causa da Síndrome de Down, como sendo a trissomia do cromossomo 21.

Onze anos depois, nos Estados Unidos, em 1970, a Síndrome de Down recebeu essa denominação em definitivo em homenagem ao cientista pioneiro que a descreveu.

Desde então, a Síndrome de Down é cada vez mais objeto de estudo, não apenas no âmbito científico, mas também no social. E a inclusão, assim como o tratamento convencional, se torna tanto quanto imprescindível para o desenvolvimento dos portadores.

No Brasil, com a redemocratização e a promulgação da Constituição Federal de 1988, criou-se uma base legal para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que foi promulgada em 1990, com a Lei 8.069/90.

Com essa onda social que permeava o mundo no período, ganharam força as instituições do Terceiro Setor atuando na garantia dos direitos sociais, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), fundada em 1954, no Rio de Janeiro, para defender direitos e garantir a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, por meio de atendimentos especializados de reabilitação psicossocial e motora, educação especial, capacitação, inserção no mercado do trabalho e envelhecimento. 

No Distrito Federal, estima-se que 10 mil pessoas tenham Síndrome de Down. No Brasil, o número sobe para 400 mil. Os dados foram informados pelo Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down, do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A unidade atende cerca de duas mil famílias de portadores da trissomia do cromossomo 21.

A inclusão abre as portas para uma vida socialmente acolhedora, o que propicia autonomia e a possibilidade de independência, inclusive econômica. Isso é essencial e muito importante. As pessoas passam a ter uma identidade social. Hoje, há vários relatos de portadores de Down que são formados, estão inseridos no mercado de trabalho, são casados e tem filhos. 

O Brasil tem, desde 2013, um documento para nortear o acompanhamento médico e terapêutico das pessoas com Down, da infância à terceira idade.

Divulgar as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down é o mote da campanha criada pela Organização das Nações Unidas em 2006 e lembrado em mais de 40 países com o intuito de chamar a atenção sobre uma condição que afeta, aproximadamente, 1 em cada 700 pessoas no mundo todo e que ainda carrega um preconceito muito grande.

A Rede Apae disponibiliza atendimento especializado desde quando foi criada em 1954, no Rio de Janeiro. 

Uniapae

A Universidade Corporativa da Rede Apae (Uniapae) abre a partir de hoje um Fórum à distância com especialistas de diversas áreas para debater, durante uma semana, o tema em torno da Síndrome de Down. Para participar acesse esse link

 

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: saomateusdosul@apaepr.org.br

Telefone: (42) 35322464

Rua: João Bettega, , 1014 - CEP: 83900000 - São Mateus do Sul - PR

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!