MSWI
01/11/2016
Link copiado com sucesso!!!
Considerada referência no estado, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Blumenau foi homenageada pela Assembleia Legislativa na noite de quinta-feira (16), pelo cinquentenário de sua fundação. A sessão solene, realizada em conjunto com a Câmara Municipal de Blumenau, reuniu autoridades, alunos e pais de alunos, voluntários e colaboradores da Apae, no Teatro Michelangelo Uniasselvi, em Blumenau, por proposição da deputada Ana Paula Lima (PT).
A solenidade foi marcada por homenagens a pessoas e instituições envolvidas com a trajetória da Apae Blumenau, como os três primeiro alunos da entidade, que até hoje frequentam a associação. Houve também apresentações musicais, com participação da Furb Jazz Band, além do lançamento do selo personalizado dos Correios alusivo ao cinquentenário. Em todos os discursos, o reconhecimento ao trabalho da instituição e o agradecimento àqueles que a transformaram em referência.
A Apae de Blumenau foi fundada no dia 25 de março de 1965 pelo casal João Caropreso e Estella Maria Caropreso. Atualmente, a entidade atende 423 alunos em uma sede instalada numa área de 12,7 mil metros quadrados, na Vila Nova, por meio do IES, Instituto Integrado de Educação e Saúde Professora Estella Maria Caropreso, nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, médica, nutrição e dietética, odontologia, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional.
Segundo a presidente da entidade, Lorena Starke Schmidt, a Apae atende desde bebês até idosos (o aluno mais velho tem 67 anos). Estamos emocionados e orgulhosos com essa homenagem porque demonstra que o povo blumenauense e o povo catarinense sabem do bom trabalho que a Apae faz, na prestação de serviços de excelência para os alunos com deficiência intelectual e também para as suas famílias.
A história da Apae de Blumenau se confunde com a trajetória de vida dos pais do deputado Doutor Vicente (PSDB). Foram eles que fundaram a instituição, no ano de 1965. Meu irmão teve, aos 11 meses de idade, uma meningite, isso na metade da década de 50, e ficou com sérios problemas neurológicos. Meus pais não sabiam a quem recorrer e começaram esse trabalho inspirados na experiência da Apae de Brusque, conta.
A partir desse trabalho, a Apae blumenauense ampliou seu atendimento e começou a formar pessoas que passaram a atuar em outras Apaes pelo estado. Fico orgulhoso e emocionado de participar deste momento, de uma história ligada à história dos meus pais. Como deputado, fico contente de poder homenagear essa entidade e tantas pessoas que prestam um serviço voluntário tão importante, diz o parlamentar.
A mãe da deputada Ana Paula Lima morava ao lado da casa que abrigou a primeira sede da Apae, na Vila Garcia. O Estado de Santa Catarina precisa homenagear essa instituição, que faz um trabalho de excelência, afirmou a deputada. É muito bom homenagear entidades como a Apae, que faz um trabalho diferenciado, um serviço de inclusão para a autonomia e a promoção da cidadania de tantas pessoas.
Quando falamos da Apae, falamos de amor, solidariedade, voluntariado. Ao comemorarmos os 50 anos, a Assembleia não poderia deixar de render essa homenagem a todos aqueles que passaram pela instituição, disse o 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Aldo Schneider, que presidiu a sessão solene.
O deputado Ismael dos Santos (PSD) ressaltou a importância do trabalho voluntário realizado pela instituição. A Apae é uma entidade emblemática do terceiro setor, pelo seu histórico, por sua perseverança e por trabalhar com pessoas especiais. O deputado Jean Kuhlmann (PSD) considerou a Apae Blumenau referência para o estado e para o país. É um reconhecimento de tudo que a Apae representa para nós, em termos de dedicação ao próximo, em termos de exemplo, em termos de amor à vida.
O presidente da Câmara, vereador Mário Hildebrandt, em nome do Legislativo blumenauense, também prestou suas homenagens à Apae. Queremos agradecer a todos vocês que dedicam sua vida, seu dia a dia para que Blumenau possa ser uma cidade melhor, uma cidade mais inclusiva. Que a família Apae possa continuar a ser essa referência.
Também participaram da sessão solene o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.
Homenageados pela Assembleia Legislativa
Lorena Starke Schmidt, representando a Apae de Blumenau
Estella Maria Caropreso (in memoriam), fundadora Apae de Blumenau
Evilásio Vieira, ex-prefeito de Blumenau, que doou o terreno onde atualmente está a instituição
Renato de Mello Vianna, ex-prefeito de Blumenau e colaborador da construção da sede da Apae
Magrit Zutter, fundadora do Clube de Mães da Apae
Ulla Werner, voluntária da Apae há 40 anos
Lothar Schmidt, presidente de honra da Apae Blumenau
Miriam Christen, professora voluntária da Apae há 20 anos
Isabel Pinheiro, aluna pioneira da Apae
Ademar José de Souza, aluno pioneiro da Apae
Adolfo Benedicto Hofmann, aluno pioneiro da Apae
Homenageados pela Apae de Blumenau
Governador Raimundo Colombo
Deputada Ana Paula Lima
Deputado Gelson Merisio - presidente da Assembleia Legislativa
Napoleão Bernardes - prefeito de Blumenau
Mário Hildebrant - presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau
Júlio Garcia - conselheiro do TCE-SC e autor da lei do Fundo Social
Wilson Wan-Dall - conselheiro do TCE-SC
João Natel Machado - reitor da Furb
João Paulo Kleinübing - ex-prefeito de Blumenau e secretário de Estado da Saúde
Rubens Olbrisch, presidente da Acaert
Instituto Guga Kuerten
Hospital Santa Catarina
José Turozi - Federação Nacional das Apaes
Júlio César de Aguiar - presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina
Paulo Oliveira de Andrade - diretor regional dos Correios
Daniel Gustavo Santana - autodefensor da Apae de Blumenau
Gonter Bartel - diretor-geral da Uniasselvi Blumenau