O 1º Diretor Secretário da Federação Nacional das Apaes participou na última quinta-feira, dia 29/10, do 1° Simpósio de Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual da APAE Anápolis.
O evento, ocorrido no auditório do SENAC, contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, entre profissionais de diversificadas áreas da saúde e educação, estudantes e a comunidade em geral.
O Simpósio discutiu sobre o atendimento oferecido à pessoa com deficiência no Estado de Goiás, além de capacitar e orientar a rede envolvida nestas ações, proporcionando um avanço no movimento em prol dessa população.
Palestrantes de renome partilharam os mais variados conhecimentos a respeito da temática no evento que foi totalmente gratuito.
A concluinte do curso de psicologia, Laila Elisa Carvalho, viu no Simpósio a possibilidade de conhecer melhor os serviços prestados pela instituição apaeana. Compreendi que o serviço de reabilitação acontece a partir de uma parceria entre a APAE, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, e os esclarecimentos colocados pelos palestrantes contribuíram para aumentar os meus conhecimentos tanto a respeito da instituição quanto em relação à minha vida profissional que espero iniciar, já formada, em breve, avalia.
O SERVIÇO DE REABILITAÇÃO
O programa Viver sem Limite, do Governo Federal, iniciou em 2012 a implantação de Centros Especializados em Reabilitação - CER para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de habilitação e reabilitação no âmbito do SUS. Alguns desses centros são totalmente construídos para este fim e outros são qualificados por meio de reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e reforço de pessoal.
De acordo com a Portaria Nº 1.303, de 28 de junho de 2013, os Centros de Reabilitação são classificados quanto ao tipo e quantidade de serviços especializados de reabilitação que oferecem.
Dentro desta classificação a APAE Anápolis é credenciada pelo Ministério da Saúde como CER III, prestando, através do SUS, serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual.