No dia internacional das pessoas com deficiência, 3 de dezembro, a Câmara dos Deputados instituiu o Prêmio + Inclusão, com intuito de dar visibilidade nacional a projetos e ações de promoção, defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Este ano foi realizada a primeira entrega da premiação, que será concedida anualmente.
Mais de 200 organizações e personalidades foram indicadas à Premiação, no entanto, apenas 5 personalidades e 5 organizações foram agraciadas, nas seguintes categorias:
Categoria Organizações:
1 - ASSOCIAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE MONTES CLAROS (ADEMOC)
2 - ASSOCIAÇÃO JACAREZINHENSE DE ATENDIMENTO AO DEFICIENTE AUDITIVO E ATENDIMENTO AO DEFICIENTE VISUAL
3 - APAE - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DO DISTRITO FEDERAL
4 - INSTITUTO DE CEGOS DO BRASIL CENTRAL – ICBC
5 - ASSOCIAÇÃO JULIANO VARELA
Categoria Personalidades e entes Federados
1 – DAVID PENA RAMOS CESAR
2 – PATRICK TEIXEIRA DORNELES PIRES
3 – MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES
4 – MAYARA DA SILVA FERREIRA
5 - TEREZA NELMA DA SILVA PORTO VIANA SOARES
A Apae do Distrito Federal foi premiada na categoria Organização, levando em considerando os critérios, de igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do respeito à dignidade da pessoa, do bem estar e de outros presentes na Constituição Federal e na legislação que preserva os direitos da pessoa com deficiência.
O prêmio já é considerado, a maior premiação de inclusão da pessoa com deficiência do Brasil, foi criado pela Câmara dos Deputados, por meio de uma iniciativa da Segunda-Secretaria, como forma de reconhecer e valorizar pessoas, entes federados e entidades que se destacam na promoção da inclusão da pessoa com deficiência.