A FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES há mais de 2 anos realiza campanha de arrecadação de recursos através de título de capitalização em todo o Brasil. Estas campanhas são desenvolvidas em mais de 10 estados.
No Estado do Espirito Santo, esta arrecadação se daria através do CAPIXABA CAP, porém, em função de características locais e de outras campanhas de arrecadação já existentes, a Federação das APAES do Estado do Espírito Santo – FEAPAES ES entendeu por não aderir esta campanha sendo que não será mais a cessionária dos direitos de resgate dos títulos de capitalização da modalidade popular comercializados no Estado do Espírito Santo.
A FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES em respeito a autonomia e as particularidades regionais da FEAPAES ES, reconheceu a decisão tomada pela Assembleia Geral da FEAPAES ES, constituída pelas APAES do Estado do Espírito Santo.
Sendo assim, os procedimentos para a transferência do beneficiário dos direitos de resgate dos títulos de capitalização populares que ainda circulam no Estado do Espírito Santo serão repassados para outra instituição que também beneficiará as pessoas com deficiência do estado do Espirito Santo.
Dentre os procedimentos adotados, a FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES está direcionando para outra instituição a formalização de contrato para possibilitar que essa entidade congênere possa usufruir dos recursos nas suas finalidades estatutárias.
Os trâmites para que o título contenha a nova entidade congênere no Estado do Espírito Santo já foram adotados. Contudo, dada a dinâmica da emissão, autorização, comercialização, distribuição tudo sob controle da SUSEP ainda não foram integralmente recolhidos e contamos com a compreensão de todos.
Aos parceiros da APLUB e do CAPIXABA CAP e às APAES do Estado do Espírito Santo, nosso agradecimento pela compreensão e colaboração.