No dia 6 de abril, a Secretaria de Educação do Recife entregou 500 tablets com o software Livox, para facilitar a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral com comprometimento da fala. Além do uso nas atividades escolares, os equipamentos podem ser usados em casa para facilitar a comunicação com os familiares. A iniciativa fez parte das atividades do Movimento Abril Azul, de conscientização sobre o autismo.
Foram beneficiados diretamente 260 alunos – cada qual com seu tablete. Os outros 240 equipamentos foram entregues às 111 escolas que têm salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os estudantes com deficiência no contraturno das aulas.
A cerimônia de entrega foi na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, onde também houve palestra do analista de sistemas e empresário Carlos Pereira, o pernambucano que desenvolveu o software em 2011, a partir da necessidade de se comunicar melhor com a filha, Clara Costa Pereira, 8 anos, que tem paralisia cerebral. O aplicativo, disponível para Android, é o primeiro programa de comunicação alternativa para tablets totalmente em português. A ferramenta tem catálogos de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando são selecionadas ou digitadas.
Livox
O aplicativo, disponível para Android, é o primeiro programa de comunicação alternativa para tablets totalmente em português. O software tem catálogos de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando são selecionadas ou digitadas. Os usuários podem relatar emoções, indicar que querem comer, selecionar desenhos, filmes, jogos e músicas. A ferramenta também facilita a alfabetização e o estudo de conceitos de disciplinas como a matemática.
Disponível em 25 idiomas, o Livox foi premiado pela ONU como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo. Para a premiação, foram avaliados cerca de 20 mil aplicativos, de 178 países. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também elegeu a plataforma como a inovação tecnológica com maior impacto em 2014.
O software é um produto da empresa do segmento de Negócios Sociais Agora Eu Consigo Tecnologias de Inclusão Social Ltda., voltada ao desenvolvimento de produtos, soluções, serviços e treinamentos que viabilizem a inclusão social e a acessibilidade de pessoas com deficiência no convívio familiar e social. O Livox usa algoritmos inteligentes que se ajustam à deficiência de quem o utiliza e corrige até mesmo os toques imprecisos das pessoas com deficiências.