A Apae de Marataízes completou 15 anos na terça-feira, 31 de maio, e a comemoração foi antecipada para 25 de maio, quando foi realizada na Praia Central do município, a 1ª Gincana Especial do Sul do Estado do Espírito Santo (1ª Geses/2016), com a participação das Apaes de Guarapari, Muniz Freire, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Cariacica, Marataízes, Colatina, Domingos Martins, Serra, e Muriaé-MG, além das Pestalozzis de Anchieta e Itapemirim.
Aproximadamente 1 mil pessoas estiveram presentes e os usuários das instituições competiram em diversas modalidades. No torneio de Beach Soccer a Apae de Mrataízes sagrou-se campeã. A Apae de Muniz Freire venceu no Atletismo Feminino, e a Apae de Marataízes foi campeã no Arremesso de Peso.
A Apae de Cachoeiro de Itapemirim foi campeã em diversas modalidades: Acerte o Alvo (masculino e feminino); Cabo de Guerra Masculino e Feminino; Queimada Feminina; Salto em Distância (Masculino e Feminino); Arremesso de Peso Masculino; e Atletismo Masculino.
Não vamos nos esconder
O autodefensor Estadual Carlos Alberto Schaffel esteve no evento e ressaltou a importância da visibilidade para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual. É importante que as pessoas com deficiência, independente de suas limitações, sejam incluídas na sociedade. Não vamos nos esconder, vamos lutar pelos nossos direitos e pelo nosso espaço.
O vice-presidente da Feapaes-ES, Nilton Carlos Walcher, o Cabo Walcher, esteve no evento representando a Federação. Além disso, o prefeito de Marataízes Jander Nunes Vidal, e o vereador Ântônio Soares de Oliveira também prestigiaram a Gincana. A Câmara Municipal de Marataízes aprovou o Projeto Indicativo para que a GESES faça parte do calendário de eventos esportivos do município.
O evento foi organizado pela equipe de profissionais da Apae de Marataízes com a liderança da coordenadora Dilcéa Marvila de Oliveira, e dos professores Arthur Navarro Natal, e Osmar Barbosa e Michel Silva.