Atrevimento e coragem são as marcas da condutora convidada pela Nissan para carregar a Tocha Olímpica Rio 2016 pelas ruas de Natal: Débora Seabra, a primeira professora com síndrome de Down no país. Pioneira, ela é autora do livro infantil 'Fábulas Inclusivas', que tem texto de apresentação de João Ubaldo Ribeiro, além de trabalhar como atriz amadora - é formada em teatro.
Débora é afilhada do humorista Henrique de Souza Filho, o Henfil, milita na área cultural e é ativista dos direitos de doentes especiais. Com seu trabalho inédito e inspirador, Débora se tornou referência em todo o país. 'Eu me sinto mesmo muito atrevida. Espero que minha história inspire outras pessoas', diz a professora, de 35 anos de idade.
No ano passado, ela recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Todo ano, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados elege três pessoas consideradas exemplos no desenvolvimento de ações educativas no país
Ao lado dos pais, Débora não escondia o nervosismo momentos antes de conduzir a Tocha em sua cidade natal: 'Me sinto muito honrada em poder carregar a Tocha. Agradeço à Nissan por essa oportunidade'.
Acompanhando a condutora da Tocha Olímpica está o Kicks, carro oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, comanda o comboio que vai cruzar o Brasil até o dia 5 de agosto, passando por 326 cidades em 95 dias.