A festa em comemoração aos 60 anos do Movimento Mineiro das Apaes movimentou São Lourenço no último final de semana. A cidade onde se instalou a primeira APAE do estado se mobilizou para homenagear as seis décadas de luta e dedicação às pessoas com deficiência.
Na sexta-feira, 10 de junho, o Fórum Regional de Autogestão, Autodefesa e Família dos Conselhos Circuito das Águas I e II contou com a participação de mais de 300 Apaeanos no auditório da Faculdade São Lourenço.
A abertura do Fórum ficou sob a responsabilidade do Coral Esperança, da APAE de São Lourenço, que encantou o público com sua apresentação. Durante a tarde, o Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, falou aos presentes em Audiência Pública sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
No sábado, 11 de junho, a festa continuou pelas ruas da cidade. A programação do dia começou com a Caminhada Inclusiva, animada pelo som da fanfarra de Caxambu. A Caminhada seguiu até a Praça Brasil, onde várias atividades estavam sendo desenvolvidas para marcar essa data tão importante para o Movimento.
Sessenta bolos foram oferecidos à comunidade em homenagem ao aniversário da fundação da primeira APAE mineira. Além disso, os turistas, moradores e integrantes do Movimento Apaeano puderam curtir as apresentações culturais preparadas pelas APAEs, aulas de Zumba e alongamento, jogos, brinquedos e muito mais.
Para o Presidente da APAE de São Lourenço, Eduardo Gonçalves, (...) é uma alegria muito grande comemorar essa data. Afinal, são 60 anos de muita luta, muita história e muita superação, o que nos motiva a continuar lutando em prol dessa causa tão digna e nobre.