A procuradora jurídica da Feapaes/PR, Elizabete Pereira, integra agora a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB/PR). A cerimônia de posse foi realizada na última terça-feira, 2 de agosto, na sede daquela instituição. Elizabete foi indicada pela presidente da Comissão, Berenice Lessa e referendada pela Diretoria Executiva da OAB do Paraná, passando a compor o grupo que totaliza 20 advogados.
Na oportunidade, a secretária geral da OAB/PR, Marilena Winter, destacou que a entidade deposita muita confiança e expectativa nos novos membros, criteriosamente indicados em função da experiência que os credencia para atuar com responsabilidade junto ao grupo, complementou. E sobre a importância da Comissão enquanto espaço para conscientização, defesa e efetivação de direitos, 'há um espaço a ser ocupado neste campo da pessoa com deficiência. Existe muito desconhecimento ainda, existe uma certa névoa no aspecto dos direitos propriamente ditos, na compreensão da sociedade, daquilo que efetivamente é o reconhecimento da igualdade entre as pessoas a partir da premissa da dignidade da pessoa humana, reforçou ela.
Já a presidente da comissão, Berenice Lessa, disse que um dos objetivos dos integrantes é implementar a Lei Brasileira de Inclusão, além de levar a OAB para a sociedade, de modo que as pessoas com deficiência possam se manifestar na defesa de seus direitos. Neste sentido, as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, sobretudo aquelas atendidas pelo Movimento Apaeano Paranaense são representadas pela cadeira ocupada pela procuradora jurídica da Feapaes/PR, advogada regularmente inscrita na OAB/PR.
Também compõe a comissão a procuradora jurídica da Febiex, Fernanda Andreazza.