A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Mateus do Sul (APAE/SMS) através do Programa Apaeano de Prevenção – PAP realiza ações de prevenção de deficiências. Uma das formas de detecção é o Teste de Pezinho.
Dia 06 de junho é marcado como o dia Nacional do Teste do Pezinho, que deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. O teste é importante principalmente por identificar rapidamente sinais e sintomas de três doenças como o hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria. Quanto maior a rapidez na identificação e início do tratamento das doenças, maior a possibilidade de evitar sequelas, como: deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epilépticas, entre outras complicações.
Em cinco anos, mais de 17 mil recém-nascidos foram diagnosticados com alguma das doenças detectáveis pelo Teste do Pezinho, oferecidos pelo SUS. O Teste do Pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos e gratuito na rede pública de saúde. Assim, se for constatada alguma doença prevista no Teste do Pezinho, é possível iniciar os atendimentos necessários de forma segura e eficaz, evitando complicações graves para a saúde dos recém-nascidos.
Qualquer dúvida a Equipe de Saúde da Apae está à disposição para esclarecimentos.