Cada pessoa tem sua forma de lidar com as adversidades da vida, mas algumas encontram no esporte um caminho para superar desafios. Qual menino um dia não sonhou em ser jogador de futebol? Esse é o desejo de milhões de crianças. Com Sidney Amorim Ferreira não foi diferente. Ele nasceu com Síndrome de Down e, ainda criança, enquanto brincava de jogar bola com outros meninos na Rocinha, na cidade de Itabira, em Minas Gerais, chegou para o pai e disse: Meu sonho é jogar futebol. Hoje, aos 39 anos, ele coleciona medalhas e troféus que ganhou disputando competições de futsal para pessoas com deficiência intelectual.
Na última quinta-feira, 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. Sidney é aluno da Apae Itabira há pelo menos 20 anos. Atualmente, frequenta a instituição duas vezes na semana.
Quando saí da barriga da minha mãe, aprendi a jogar futebol. Como goleiro, pegava muitas bolas. Meus irmãos que me ensinaram. Eu brincava de tudo, mas o que eu mais gostava era futebol, contou.