A Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) é uma das entidades da sociedade civil com assento no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) na gestão 2019-2020, conforme a Portaria nº 25, de 19 de fevereiro de 2019, assinada pela Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (20). A Apae Brasil é representada, no Conade, pelo membro titular Adinilson Marins dos Santos, ex-Vice Presidente da Apae Patos de Minas (MG), e pelo suplente Erivaldo Fernandes Neto, Coordenador Pedagógico da Uniapae.
A Portaria traz a designação de todos membros da nova gestão do Conade, composta por representantes da sociedade civil e dos Conselhos Estaduais e Municipais da Pessoa com Deficiência.
O Conade é um órgão superior de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social.