A diretoria executiva e membros da equipe técnica da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se reuniram nesta terça-feira (20) com representantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para debater os detalhes da parceria que cria Salas de Recursos Multifuncionais em 12 Apaes de dez unidades da Federação, beneficiando milhares de assistidos. Serão investidos R$ 858.432.
Realizada por videoconferência, a reunião teve a participação do presidente José Turozi; do 2° diretor Financeiro, Sergio Prodocimo; da procuradora Jurídica, Mírian Queiroz; dos gerentes Erivaldo Neto (Institucional) e João Batista (Operacional); e do captador de recursos, Eurismar Félix. Da igreja, estiveram presentes Julio Cezar Sales e Pierre Delvaux, coordenador nacional de Projetos Humanitários e gerente de Bem-Estar e Autossuficiência, respectivamente.
No projeto aprovado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Fenapaes explica que a Sala de Recursos Multifuncionais tem por objetivo proporcionar apoio especializado para atender pessoas com deficiência e transtornos funcionais específicos na área da educação.
A organização enfatiza ainda que a sala contribui para o desenvolvimento inclusivo da escola e o fortalecimento do apoio socioemocional dos alunos de forma geral. Além disso, destaca que os recursos tecnológicos disponíveis permitem que os alunos busquem soluções para as tarefas de forma ativa, contribuindo com as demandas do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Dessa forma, frisa a instituição, “esta é uma iniciativa estruturante para a construção de uma educação mais inclusiva, participativa, diversa e de qualidade para todos”.
As Salas de Recursos Multifuncionais são os espaços mais difundidos para a realização do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), assegurado pelo artigo 208 da Constituição Federal. O serviço é voltado às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Todas as escolas devem ofertar o AEE, de preferência nessas salas.
Ao comemorar a parceria, o presidente da Apae Brasil, José Turozi, destacou que o propósito da entidade é assegurar cada vez mais aos estudantes do movimento apaeano melhores condições de acesso, participação e aprendizagem.
“Estudos mostram que o acesso às Salas de Recursos Multifuncionais tem contribuído para a melhoria do desempenho escolar das pessoas com deficiência, possibilitado impacto positivo na autoestima e autoconfiança delas e ajudado no combate ao preconceito e à discriminação. Ou seja, essas salas exercem um papel fundamental na vida das pessoas com deficiência, tanto na promoção da igualdade de oportunidades educacionais e sociais quanto no estímulo da cultura de inclusão nas escolas e na sociedade em geral. Temos a certeza de que esse projeto simboliza uma conquista relevante para o movimento apaeano, pois nos permitirá obter resultados ainda melhores para as pessoas com deficiência no âmbito escolar”, afirmou.