Janine Martins
19/04/2022
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A Apae Brasil e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no estado de São Paulo, irão desenvolver em parceria a pesquisa "Práticas recomendadas em intervenção precoce na infância: estudo de caso de formação e implementação do modelo centrado na família nas Apaes”. A ação se dá por meio de um acordo de cooperação técnico-científico, sob a coordenação da profa. dra. Patrícia Carla de Souza Della Barba e da profa. dra. Ana Célia Nunes. A previsão é que o projeto dure três anos.
A pesquisa tem como objetivo analisar o estado atual das práticas profissionais em Intervenção Precoce junto às famílias de crianças de 0 a 6 anos de idade com deficiência, bem como analisar, junto a famílias e profissionais, o impacto da implementação de práticas recomendadas internacionalmente para intervenção precoce na infância em cinco Apaes, sendo uma unidade por região do país.
Sobre a parceria entre Apae Brasil e UFSCar, a profa. dra. Patrícia Barba destaca: "É muito importante, porque vai abrir um caminho para pesquisas de nossa área e de outras também como a educação especial. Para nosso grupo de pesquisa é fundamental esse convênio, pois estamos avançando na pesquisa em intervenção precoce e as Apaes do Brasil têm uma representação imensa neste campo".
Ações da pesquisa
O acordo prevê uma série de ações desenvolvidas em conjunto entre as duas instituições, tais como programas, projetos e atividades comuns de pesquisa; recepção e intercâmbio de pesquisadores, professores, estudantes e técnicos; promoção de estágios, treinamentos e outras formas de aperfeiçoamento pessoal; e cessão ou troca de informações científicas e técnicas e de publicações sobre congressos, colóquios, seminários e reuniões.
A pesquisa compreenderá a validação de instrumentos internacionais, como a Escala de Avaliação das Necessidades da Família (ANF) e a Escala de Avaliação dos Serviços com Famílias em Contextos Naturais. Todo o processo será desenvolvido nas seguintes fases: capacitação das equipes das Apaes participantes; implementação do modelo de Intervenção Precoce na Infância centrado na família e em contexto naturais; análise do impacto da formação dos profissionais e da aplicação do modelo proposto.
O uso desses instrumentos internacionais, inclusive, é uma inovação na área, segundo a profa. dra. Patrícia Barba. "Será o primeiro [estudo] no país a avaliar o monitoramento e impacto de uma nova abordagem, para o Brasil bastante recente, que são as práticas recomendadas em intervenção precoce. Vamos utilizar instrumentos de medida inéditos no Brasil, mas que já estão sendo utilizados nos estudos mais recentes internacionais, o que nos levará a um diálogo com estudos internacionais", contou.
A participação das famílias como peça central em todo o processo faz parte dessa nova geração dos estudos, baseados em evidências científicas. "Nesse modelo, as famílias são protagonistas e é uma tentativa de avançar para além do modelo clínico, mais voltado à reabilitação. Trazer a família para compor com a equipe de intervenção precoce é uma forma de avançar para um modelo de intervenção precoce de terceira geração, como é chamado nos estudos. Há uma quantidade imensa de estudos e essa abordagem é totalmente baseada em evidências científicas", explicou a profa. dra. Patrícia Barba.
Para colaborar na capacitação da equipe das Apaes, serão ofertadas ainda vagas no curso de pós-graduação lato sensu “Intervenção Precoce na Infância: práticas centradas na família e nos contextos naturais”, em formato educação a distância (EAD), do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, baseado nos referenciais da terceira geração de estudos sobre o tema.
Estudo internacional
A pesquisa faz parte de um estudo maior, no âmbito do Observatório Internacional de Atención Temprana y Desarrollo Infantil Capacitas UCV-RIAT, coordenado pela Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir, na Espanha. O Brasil faz parte do estudo por meio de um convênio de cooperação internacional entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidad Catolica de Valencia.
A pesquisa a ser desenvolvida pela Apae Brasil e pela UFSCar responde ao objetivo principal do Observatório, que é implementar sistemas integrais de Intervenção Precoce baseados em orientações e princípios de práticas recomendadas e avaliar o impacto dos resultados com as famílias e serviços.