A Apae Brasil realizou, na noite desta quinta-feira (28), a primeira transmissão ao vivo do Programa Autodefensoria em Ação. Apresentado pelos autodefensores nacionais da Apae Brasil, Francisco Matos Além e Tâmara Tamires, o tema de estreia foi “66 anos do movimento apaeano no Brasil: histórias de valor”.
O encontro contou com a participação do presidente da organização, José Turozi, da diretora da Apae de Salgueiro (PE), Elizabeth Avelino, da assistente social e coordenadora de projetos da Apae de Assú (RN), Maria Ranilda Cavalcanti.
Na ocasião, Turozi lembrou que a primeira Apae surgiu há 66 anos, na cidade do Rio de Janeiro, e tornou-se o maior movimento comunitário do Brasil e do mundo na área de atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. “Tenho muito orgulho de ser presidente da Apae Brasil e poder contribuir para essa grande organização”, completou o presidente.
A autodefensora Tâmara agradeceu a oportunidade de apresentar o programa e ressaltou a importância de levar conteúdo e informação às pessoas com deficiência. “É uma alegria enorme estar aqui com vocês. Tenho certeza que esse programa será de grande valia para todos.”
“Estou muito feliz em participar desse momento tão importante para todo movimento apaeano. Uma grande oportunidade para dar voz e vez ao protagonismo dos autodefensores nacionais e às pessoas com deficiência”, afirmou Ranilda Cavalcanti, coordenadora de projetos da Apae de Assú (RN).
Elizabeth Avelino, diretora da Apae de Salgueiro, agradeceu o convite para participar da estreia do programa, e ressaltou, “Hoje as pessoas com deficiência ganharam o mundo, ganharam a liberdade de se expressar. Eu fico muito feliz de fazer parte desse movimento”
Ao final do programa, o autodefensor Francisco Matos Além agradeceu a presença de todos e completou: “A mensagem que eu deixo para vocês é: nunca desistir, sempre insistir. Olhe para frente sempre, essa é a ponte para a nossa felicidade.”
O programa, que será exibido mensalmente no Youtube e no Facebook da organização, já está disponível. Clique aqui para assistir.