Uma parceria entre a Apae Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Saúde está beneficiando não apenas as pessoas com deficiência, mas toda a sociedade. Na última quinta-feira (11), autoridades do governo do estado e os presidentes da Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes-RJ), Hélio Torres e o presidente da Apae Rio, Pedro Aurélio lançaram o Teste do Pezinho online, na sede da entidade.
A novidade visa conferir agilidade no acesso aos resultados, já que os responsáveis dos bebês não precisarão voltar aos postos de saúde para buscá-los. Os testes continuarão a ser realizados através da parceria firmada entre a SES e a Apae Rio, em 2017.
'Nossa parceria com a Apae Rio foi essencial, já que temos conseguido realizar os testes de forma rápida. Agora, com a criação do serviço online ganhamos também agilidade na emissão desses resultados. Isso é um direito das famílias e temos certeza de que com esta nova ferramenta, vamos resolver a demanda do Teste do Pezinho no estado do Rio de Janeiro', disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
Para acessar o resultado no site www.saude.rj.gov.br/testedopezinho, basta ter em mãos o número do filtro do exame, fornecido pela unidade de saúde onde foi feito o teste, e a data de nascimento do bebê. O laudo online estará disponível em até 10 dias após o material entregue pelas prefeituras chegar à Apae Rio.
'Após a amostra chegar à APAE, serão cerca de dez dias para o resultado estar disponível na internet. A nova ferramenta poderá ser acessada pelo responsável da criança ou mesmo pelo pediatra – explica a coordenadora técnica do Serviço de Referência em Triagem Neonatal da APAE Rio, Eulalia Cristina Cabral Dantas'.
Desde que foi iniciado o convênio entre SES e APAE Rio, em fevereiro de 2017, já foram emitidos mais de 208 mil laudos. Mensalmente, a APAE Rio testa cerca de 12,5 mil amostras.
Teste do Pezinho
Obrigatório e gratuito desde 1992, o Teste do Pezinho deve ser realizado, de preferência, até o quinto dia de vida do recém-nascido. O exame consegue detectar doenças que podem comprometer o desenvolvimento da criança, como fenilcetonúria, deficiência de biotinidase, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística e anemia falciforme.
Vale lembrar que quando o resultado é positivo para alguma das seis doenças testadas no exame, a Apae Rio entra em contato com o posto de saúde para comunicar o diagnóstico.
'Todas as patologias examinadas pelo teste podem ter suas sequelas evitadas se o diagnóstico for precoce. O resultado online vai conferir celeridade ao processo, mas já fazemos a busca ativa dos testes que dão positivo',explica Patrícia Moura, pediatra da SES.
Para saber como imprimir o resultado online acesse: bit.ly/PezinhoOnline