No dia 15 de junho a APAE de São Mateus do Sul realiza o Bazar Solidário com produtos doados pela Receita Federal. O evento ocorre das 8h as 18h, na sede da instituição. A expectativa dos organizadores é atrair mais de 500 pessoas para o Bazar, uma vez que eventos como este costumam atrair um número expressivo de pessoas pela qualidade dos produtos e preço diferenciado do mercado convencional.
Mais de mil produtos estarão à disposição, entre eles, eletrônicos, videogames, jogos de PS4, caixas acústicas, mantas, faqueiros, jogos de panela, entre outros. Os preços praticados no Bazar Solidário serão variados e de acordo com a categoria de cada produto, porém, estarão com um valor bastante competitivo.
Segundo o 1º Diretor Secretário da APAE SMS, João Felchak, esta é a segunda vez que um evento com produtos doados pela Receita Federal ocorre na instituição, a primeira edição ocorreu entre os anos de 2009 e 2010, com um saldo muito positivo para a instituição. Segundo ele, ter a possibilidade de promover um evento como este é algo muito importante para a instituição, já que, neste momento, a APAE dedica esforços para arrecadar verbas que viabilizem a construção de uma nova sede, com ampliação da área escolar e da clínica médica, além de garantir a adaptação necessária para o conforto e mobilidade dos alunos e dos pacientes.
De acordo com Felchak, a equipe de Captação de Recursos da APAE mobilizou um significativo esforço para que este evento pudesse ocorrer. Por diversos anos enviamos ofício realizando a solicitação das mercadorias. Nos anos eleitorais a Receita é vedada de distribuir as mercadorias apreendidas, assim ano ímpar pode ser liberado, ano par a liberação é vedada. O atual Presidente da APAE, Luiz Cesar Pabis, vem incentivando a busca por esta forma de captação de recursos. A primeira vez que recebemos foi ele quem conseguiu também, explica.
A legislação atual permite a destinação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal para instituições sem fins lucrativos, como a APAE. Cabe a cada instituição desenvolver o trâmite necessário para que o evento possa ocorrer, enviando ofícios aos Delegados Regionais da Receita Federal a fim de demonstrar a intenção de receber as mercadorias. A seleção é realizada dentro do órgão da Receita Federal para definir qual será a instituição beneficiada em receber o lote de mercadorias apreendidas. No lote destinado, os auditores fazem uma mescla de mercadorias e comunicam o Presidente da instituição para providenciar a retirada destas em data determinada por eles.
SERVIÇO O que? Bazar Solidário APAE com Produtos doados pela Receita Federa Quando? 15 de junho Que horas? Das 8h às 18h Onde? Salão Social da APAE (Entrada pela Rua Treze de Maio) O que preciso levar? Documento oficial com foto e CPF Forma de pagamento? À vista no dinheiro ou cartão (débito)