Durante o período de quarentena causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as Apaes de Volta Redonda (RJ) e de Barra Mansa (RJ), continuam prestando todos os serviços essenciais e atendimento domiciliar seguindo as normas e exigências dos órgãos responsáveis pela saúde.
Apesar da suspensão de alguns serviços por parte das autoridades na tentativa de amenizar a propagação do vírus, as Apaes trabalham em ações conjuntas com outros órgãos, mantendo contato diretamente com os atendidos pela associação. Além desse trabalho direto, é feito também o atendimento telefônico com os familiares.
A unidade de Volta Redonda assiste cerca de 270 pessoas, através de toda a sua equipe pedagógica, clínica e de oficinas laborativas e que, com o atual cenário da pandemia, a entidade também está se adequando. O atendimento é realizado através do cadastro bancos de dados. Toda adaptação necessária foi feita seguindo todas as exigências de proteção recomendadas pelas autoridades de saúde.
Uma das adaptações realizadas é o atendimento das famílias através do WhatsApp e das redes sociais, para que os assistidos não precisem sair de suas casas.
As unidades estão também produzindo vídeos informativos e de atividades, para que as famílias possam dar continuidade dos serviços realizados pela instituição em suas casas.