Afastar a depressão, melhorar as atividades motoras e criar vínculos mais fortes com outras pessoas. Estes são alguns dos itens da lista de benefícios que a chamada 'Cão Terapia' traz aos alunos da Apae Poços de Caldas (MG). Uma vez por mês, uma turma de adultos e idosos da instituição passa momentos recheados de risadas e carinho com os cachorros terapeutas, treinados especialmente para esta função.
A ação acontece na unidade desde 2016 e, desde então, o desenvolvimento dos alunos é algo que Rozeli Custódio, psicóloga da instituição que coordena o projeto, conta com os olhos brilhando. Eles esperam pelos cachorros. O afeto vem à flor da pele, eles melhoraram as atividades motoras, é muito interessante.
Quando as sessões de Cão Terapia foram implementadas na Apae, alunos com paralisia cerebral e autismo foram atendidos. Hoje, os adultos e idosos foram os escolhidos.
Roseli explica que, com a idade, os alunos têm menos atividades diárias e estão mais propensos a desenvolver quadros de depressão. O contato com os cães ajuda a afastar a doença.