Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - SÃO MATEUS DO SUL

Apae de São Mateus do Sul - PR

  • FUNDAÇÃO
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

“Capacita Apae Brasil nasceu com o propósito de aproximar ainda mais a Fenapaes de nossas bases”, afirma presidente em exercício

Acre é o 14º Estado a sediar o evento, iniciado em 2019. Solenidade de abertura dos trabalhos aconteceu nesta terça-feira (3), em Rio Branco

Felipe Menezes

04/05/2022

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

A Apae Brasil segue atravessando o país para estimular e expandir, por meio do Capacita Apae Brasil, o nível de conhecimento dos colaboradores do movimento apaeano. Desta vez, o programa realizado pelo Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa desembarcou no Acre nesta terça-feira (3), justamente na semana em que o Estado passou a ter Federação (Feapaes). Nos próximos três dias, presidentes, gestores e profissionais das unidades se debruçarão a respeito de temas relacionados às áreas de gestão, assistência social, educação, saúde e trabalho, além de ter a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas com a equipe técnica da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). O Acre é o 14º Estado a sediar o evento, iniciado em 2019.


A cerimônia de abertura dos trabalhos ocorreu em Rio Branco, no Hotel Nobile, e contou com a presença de membros da diretoria executiva da Fenapaes, entre eles o presidente em exercício, Nilson Ferreira; o 1º diretor Financeiro, Hélio Lopes; e a procuradora Jurídica, Mírian Queiroz. Integraram também a mesa de autoridades as presidentes da Federação das Apaes do Acre e da Apae de Rio Branco, Cecília Lima e Maria do Carmo, respectivamente; os autodefensores de Rio Branco, Micaele Santos e Carlos Páscoa; e representantes do governo do Acre e da Prefeitura de Rio Branco, tais como a secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Ana Paula Lima, representando o governador Gladson Cameli, e Jefferson Barroso, representando o prefeito Tião Bocalom e a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Marfisa Galvão.


Além de dezenas de colaboradores, também estiveram presentes Ilda Salvático, ex-presidente da Federação das Apaes de Rondônia (Feapaes-RO), e membros da equipe técnica da instituição, como Ivone Maggioni Fiore e Iracema Ferreira, respectivamente coordenadoras de Assistência Social e Inclusão no Mundo do Trabalho; Eliane Santos, assessora técnica de Saúde e Prevenção; e a professora Sabrina Castro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), referente à área de educação.


Em seu discurso, Nilson Ferreira destacou que o Capacita foi criado para difundir conhecimento aos colaboradores que integram a Rede Apae, a fim de ampliar e melhorar os serviços oferecidos gratuitamente pelas 2.227 Apaes, espalhadas nas cinco regiões do país, além de fortalecer ainda mais o papel intrínseco da instituição: promover a autonomia, a independência e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O programa será inserido em uma plataforma do Instituto Apae Brasil como um programa de formação continuada.


“O Capacita Apae Brasil nasceu com o propósito de aproximar ainda mais a Federação Nacional de nossas bases. Nós percebemos que a Fenapaes, que existe desde 1963, não estava chegando às Apaes. E quando surgiu a oportunidade de criar o programa, em 2018, foi pensando em fazer com que a Federação saísse de Brasília, com uma equipe de profissionais, e percorresse todo o Brasil, a fim de disseminar conhecimento para as nossas Apaes e, assim, trabalhar em uma maior unicidade no movimento. E estamos fazendo isso desde 2019”, afirmou.


Já a presidente da Federação das Apaes do Acre, Cecília Lima, frisou que a gestão do presidente José Turozi “está dando um grande passo” em ir aos estados com uma equipe singular para levar conhecimento. Ao manifestar gratidão pela oportunidade, enfatizou que o Capacita Apae Brasil propiciará benefícios relevantes aos profissionais acreanos.


“Conhecimento nunca é demais. Conhecimento é sempre muito bom. Cada vez que participo de um evento apaeano, saio enriquecida. A gente nunca sabe tudo, tem sempre algo a aprender”, corroborou.


26ª Feapaes


Na oportunidade, o presidente Nilson Ferreira aproveitou para parabenizar o Acre pela criação da Federação, que aconteceu nesta segunda-feira (2) durante a assembleia ordinária das Apaes no Estado. Agora, são 26 Feapaes. De acordo com ele, a experiência, o nível de conhecimento e a dedicação histórica de Cecília Lima com a causa apaeana contribuirão tanto para o crescimento das atuais Apaes quanto para o surgimento de mais unidades.


“Nessa condição de fundadora e primeira presidente da Feapaes do Acre, tenho certeza de que, juntamente com a Federação Nacional, nós vamos trazer muita coisa boa para as nossas Apaes do Acre”, prevê Nilson. “O trabalho dignifica o homem e eu tenho certeza de que, com o nosso trabalho, iremos avançar no atendimento às pessoas com deficiência. Sinto muito orgulho de pertencer a esse movimento, me sinto envaidecida”, acrescentou Cecília, que disse que honrará a confiança depositada nela.


Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: saomateusdosul@apaepr.org.br

Telefone: (42) 35322464

Rua: João Bettega, , 1014 - CEP: 83900000 - São Mateus do Sul - PR

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!