A Federação Nacional das Apaes promoveu, nesta terça-feira (05), na Biblioteca Nacional de Brasília (DF), a abertura oficial do “Concurso Nacional de Cartazes 2019”, que tem como objetivo proporcionar à pessoa com deficiência intelectual e múltipla a oportunidade de expressar por meio das artes visuais suas habilidades artísticas.
O presidente da Fenapaes, José Turozi, disse estar muito feliz com a iniciativa e afirmou que não vai parar aqui. “A nossa ideia é levar mostras das expressões artísticas dos alunos das Apaes do Brasil inteiro à festivais nacionais reconhecidos, como o de dança de Joinville”, ressaltou.
Sérgio Feldhaus, coordenador artístico da Fenapaes, responsável pela montagem da exposição, explicou que os cartazes selecionados para a etapa final precisam refletir o Festival Nacional como um todo e tudo que ele representa. “Não é só a expressão artística do desenho, mas da dança, da música, das artes cênicas e do canto”, completou.
O Concurso Nacional é a etapa final de uma série de disputas regionais e estaduais, realizadas pelas APAEs de todo o Brasil, tendo como tema principal o XI Festival Nacional Nossa Arte, que acontecerá de 19 a 21 de novembro em Manaus (AM). O vencedor da etapa final, que será revelado no dia 10 de novembro, irá à Manaus receber um troféu durante o Festival Nacional Nossa Arte.