Em comemoração ao Dia das Mães e da Família Apaeana, a Apae de Espigão d'Oeste (RO) realizou um encontro especial para as famílias e os funcionários da instituição no dia 15 de maio.
O evento contou com a participação virtual dos coordenadores da Família da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Hosana Velani e Rodolpho Bernardina, além dos coordenadores da Federação das Apaes do Estado de Rondônia (Feapaes-RO), Marinez Gomes e Emerson Farias. Também estiveram presentes o autodefensor nacional, Gustavo Silva, e a diretora da Apae de Espigão d'Oeste, Maria de Morais, responsável pelo encontro com a assistente social da instituição, Karine Pires Milli, a equipe da entidade, e o apoio de algumas mães dos 197 atendidos pela Apae.
Com o intuito de reunir as comemorações das duas datas, o evento disponibilizou, de forma gratuita, às famílias participantes ações dos projetos “Yoga relaxamento para corpo e mente” e “GloboAves”.
“Yoga relaxamento para corpo e mente” trata-se de uma oferta mensal e permanente destinada à formação continuada de técnicos, funcionários e das famílias usuárias da instituição. Sua estruturação básica é a aplicação de uma técnica de yoga para relaxamento do corpo e da mente, seguida de uma palestra realizada por um especialista em diferentes temas, previamente escolhido pelas famílias.
Já “GloboAves” se refere a uma estratégia da entidade na área de emprego e renda, possibilitando o intermédio, a prospecção de candidatos a vagas específicas e a promoção da contratação de pessoas com deficiência por esta empresa em atendimento a cotas de funcionários nas condições exigidas por lei.
Ocorreu ainda uma palestra com um especialista na área de neuropsicologia, além de apresentações culturais e atividades recreativas, como lanche regional e sorteios de brindes.
De acordo com Hosana e Rodolpho, iniciativas como essas desenvolvidas na Apae de Espigão d'Oeste são essenciais para a inclusão e vão impactar não só as famílias que participaram, mas todo o Estado.
“Todas essas ações apresentam, ao longo do tempo, um reflexo bastante positivo, não apenas para as pessoas com deficiência acompanhadas, mas também para as suas famílias. São ações que colocam o município de Espigão d’Oeste e o Estado de Rondônia rumo à inclusão social”, destacaram.