O trabalho proporciona autonomia, realização de sonhos e conquistas pessoais. Para a pessoa com deficiência não é diferente. No próximo dia 30 de abril, às 19h, teremos mais um encontro da série de lives “Diálogos na Rede Apae”, desta vez com o tema: “Trabalho, Oportunidade e realização”. A transmissão será feita pelo canal do Instituto Apae Brasil, no YouTube, e pelo perfil da organização no Facebook.
Na ocasião, os presentes falarão sobre o processo de inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e também sobre a metodologia utilizada pelas Apaes sobre emprego apoiado.
A Coordenadora Nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda da Apae Brasil, Iracema Ferreira, será responsável pela mediação. Como convidados, estão presentes, Carina de Brito, assistida da Apae de Americana (SP) e funcionária da Burger King, Carlize Dias, Coordenadora de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda, da Feapaes de Santa Catarina, Aline Cavuto, Coordenadora de Recrutamento e Seleção do Burger King, e o presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi.
As dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19 não impediram as ações das Apaes em defesa do direito constitucional de acesso ao trabalho às pessoas com deficiência. Só em 2020, 398 profissionais foram inseridos no mercado de trabalho por meio de parcerias firmadas entre empresas e a Coordenadoria Nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda, da Apae Brasil.
O que diz a lei
ALei de Cotas para Pessoas com Deficiência ( Lei n. 8.213/91)determina que empresas com 100 empregados, ou mais, é obrigada a reservar uma porcentagem das vagas para pessoas com deficiência. A proporção varia de acordo com a quantidade de funcionários:
Até 200 empregados ............................................................................. 2%
De 201 a 500 ......................................................................................... 3%
De 501 a 1.000 ...................................................................................... 4%
De 1.001 em diante................................................................................ 5%