Loja

Logo Apae
Logo Apae

  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

COVID-19: Dicas de higiene e alimentação

Apae São Mateus do Sul - PR

06/05/2020

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

A Equipe de Nutrição da APAE SMS preparou algumas dicas de cuidados e higiene na cozinha e de alimentação para o período de quarentena e isolameto social no combate ao Coronavírus. Confira abaixo algumas maneiras simples de manter hábitos saudáveis dentro de casa e a melhor forma para higienizar os alimentos antes de armazená-los.

1. Alimente-se de forma saudável, mantendo o número de refeições adequadas como café da manhã, almoço e jantar. Se possível, inserir os lanches nos intervalos.

2. Faça refeições com o maior número de nutrientes possíveis. Nas grandes refeições, incorpore sempre alimentos do grupo dos carboidratos (como arroz, macarrão, batata, mandioca), uma proteína animal (carnes, peixes e ovos), uma proteína vegetal (feijão, lentilha, grão de bico) e frutas, verduras e legumes. Metade do prato deve conter o carboidrato e a proteína, na outra metade, as verduras e legumes. Uma dica no caso das proteínas é que elas devem estar bem passadas (bem cozidas). Evite comê-las cruas ou mal passadas neste momento.

3. Inclua lanches saudáveis nos intervalos: como frutas, cereais integrais como a aveia, castanhas, nozes e frutas secas.

4. Preocupe-se com a higiene dos alimentos, seja alimentos in natura, industrializados e até mesmo o que são entregues na sua casa pelo supermercado. Higienize as embalagens adequadamente antes de guardar o produto na geladeira ou armário:
• Retire-os da embalagem.
• Lave-os com água corrente para a retirada de terra.
• Mergulhe-os em solução clorada (água sanitária) que tenha indicação na embalagem para o uso com alimentos (composição: hipoclorito de sódio e água, sem acréscimo de sabão ou outras substâncias), ou hipoclorito de sódio. Para cada litro de água, utilize uma colher de sopa de água sanitária ou então 10 gotas do hipoclorito de sódio ou siga a recomendação do fabricante.
• Deixe de molho nessa solução por 15 minutos ou siga a recomendação do fabricante e depois enxague os alimentos com água potável.
• Tire o excesso da umidade e guardar na geladeira em sacos plásticos limpos.

Embalagens: borrife com álcool 70% e espere evaporar.
Antes de iniciar o processo de higienização dos alimentos, lave as mãos corretamente, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e nunca leve a mão à boca e ao nariz durante o processo de manipulação de alimentos. A lavagem das mãos deve ser frequente. Se você fizer todas essas etapas, pode ter confiança na ingestão de alimentos crus.

5. Hidrate-se! Beba de 2 a 3 litros de água diariamente. Evite refrigerantes e bebidas industrializadas! Sempre água filtrada, seja para beber ou fazer gelo. Durante as refeições, evite ingerir líquidos!
Uma maneira fácil de reconhecer se estamos ingerindo a quantidade adequada de água é analisando a cor da urina. Quanto mais amarelada ou marrom, mais desidratada a pessoa estará. O ideal é que a urina esteja bem transparente.

6. Mantenha os alimentos refrigerados. As sobras das preparações (aquelas da panela e não do prato) podem ficar até três dias nas partes mais altas da geladeira. Os alimentos crus, podem ficar nas partes mais baixas e gavetas. Na porta, podem estar armazenados os molhos, conservas e alimentos com grande quantidade de sal. Laticínios, como queijos, carnes e ovos ficam na parte superior. Siga as recomendações das embalagens de cada alimento sobre a sua conservação.

7. Troque com frequência a sua esponja de lavar louça. Se possível, a cada semana. Uma vez por dia, mergulhe-a por 15 minutos naquela solução clorada, mas com o dobro da proporção indicada na dica número 5 ou de acordo com a recomendação do fabricante.

8. Evite o desperdício de alimentos:
• Veja o que tem em casa antes de ir ao supermercado, procure utilizar primeiro os alimentos mais perecíveis;
• Na feira ou supermercado, compre somente o necessário para alguns dias;
• Procure utilizar integralmente os alimentos, fazendo chips, chás ou sucos com cascas de frutas, torrando a sementes, fazendo doces ou geleias com aqueles que estiverem passando do ponto. As frutas podem ser congeladas em pequenas porções para sucos ou vitaminas;
• Utilize talos e folhas das hortaliças, são ricas em vitaminas e minerais e ajudam enriquecer molhos, farofas, sopas, etc.

Nutricionistas:
Aryane C. G. Ziemer CRN-8: 4928
Francieli Pizzolatto Mroz CRN-8: 4328

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!