MSWI
11/09/2017
Link copiado com sucesso!!!
A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) promoveu, na última sexta-feira (1º/09), Reunião Extraordinária da Diretoria Executiva e dos Conselhos Fiscal, Consultivo e de Administração da entidade.
Antes de iniciar a reunião, a presidente da Fenapaes, Sra. Aracy Maria da Silva Lêdo, lembrou dos membros do Movimento Apaeano, vítimas do trágico acidente em Minas Gerais, e pediu um minuto de silêncio.
Entre os assuntos em pauta, destaque para o lançamento da candidatura do vice-presidente da Fenapaes, Sr. José Turozi, para a Presidência da entidade para o próximo triênio (2018-2020).
José Turozi se disse honrado pela indicação do seu nome pela Diretoria Executiva e pela aprovação do Conselho de Administração da Fenapaes. Ele se disse a favor de uma chapa que contemple as Apaes de todas as Regiões e garantiu o cumprimento dessa meta, por se dizer conhecedor das reais necessidades que o País tem.
Também foram abordados temas como a aprovação do parecer favorável do Conselho Fiscal, pelo de Administração da Fenapaes, referente às contas do exercício de 2016 da Fenapaes.
O presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, elogiou a inciativa da Fenapaes em contratar uma empresa de auditoria independente para realizar o balanço e reconheceu o avanço que foi feito na contabilidade.
É importante lembrar que a Rede Apae foi premiada em todos os anos de mandato da presidente Aracy ao longo desses seis anos à frente da instituição pelo prêmio Marca de Confiança, promovida pela Revista Seleções em parceria com o Ibope. E com o reconhecimento do último prêmio que será entregue no dia 03 de outubro, em São Paulo, a Marca Apae coleciona oito títulos consecutivos, se tornado uma das maiores vencedoras desse concurso.
Mesmo diante do reconhecimento de credibilidade da Rede Apae, a presidente da Fenapaes Aracy Lêdo quer dar ainda mais transparência para o Movimento por meio da Pesquisa Diagnóstico. Um levantamento que será realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Apae São Paulo que abrangerá todas as Federações Estaduais e todas as Apaes, que somam mais de 2.100 entidades.
Ainda visando dar mais credibilidade às ações do Movimento Apaeano, a Fenapaes está desenvolvendo o Portal Transparência, que tem por objetivo padronizar a prestação de contas das entidades, por meio da disponibilização de dados financeiros como as receitas e despesas de cada instituição ligada à Rede Apae.
Também foram exaltadas as visitas realizadas pela presidente Aracy em vários estados brasileiros, como a mais recente, no Acre, nas Apaes de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, onde participou de algumas programações referentes à Semana Nacional das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017. Todos os estados agradeceram e ressaltaram a importância da presença da Fenapaes em sua região.
Aproveitando o momento recente da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o coordenador Nacional de Prevenção e Saúde, Dr. Rui Pilotto, apresentou um Projeto de Lei que visa conscientizar as mães e inibir o uso de álcool durante a gestão, uma vez que essa é uma das causas para que os bebês desenvolvam alguma deficiência durante a sua formação. Ele lembrou que no exame pré-natal é possível identificar se a mãe ingeriu bebida alcoólica durante a gestação.
O presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, que também exerce a função de deputado federal, elogiou a iniciativa do Dr. Rui Pilotto, e se disponibilizou em apresentá-la na Câmara dos Deputados para que seja debatido e deliberado.
Por fim, também foram apresentadas e aprovadas questões relacionadas às campanhas anuais, como o Apae Noel 2017, e aos grandes eventos da Fenapaes como: o 26º Congresso Nacional das Apaes, que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017, em Natal, no Rio Grande do Norte; a 22º Olimpíadas Nacional das Apaes, que teve aprovada como sede a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, para o ano de 2018; e o 11º Festival Nacional de Arte das Apaes, em Manaus, Amazonas, para o ano de 2019.