A diretoria executiva da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se reuniu nesta terça-feira (14) para deliberar assuntos administrativos, financeiros e jurídicos referentes à entidade, bem como a realização das atividades que serão desenvolvidas até o fim deste ano. Realizado na sede da entidade, em Brasília, o encontro contou com a participação do presidente José Turozi, do vice-presidente Nilson Ferreira, do 1º diretor Financeiro, Hélio Lopes, das diretoras-secretárias Rosane Jahnke (1ª) e Fátima Godoy (2ª), da procuradora Jurídica, Mírian Queiroz, do gerente Operacional, João Batista, e do assistente jurídico Natan Menezes.
Entre as pautas aprovadas, a prorrogação das inscrições do 27º Congresso Nacional das Apaes. O prazo, que havia sido encerrado na sexta-feira (10), foi estendido até a próxima segunda-feira (20), às 23h59. Atualmente, mais de 2,5 mil pessoas já garantiram presença. Sob o tema “Novos olhares para as pessoas com deficiência e famílias”, o evento acontecerá em Maceió (AL), de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
Estatutário e promovido pela Fenapaes desde 1963, o Congresso é considerado o maior evento do movimento apaeano. Nesta edição, o encontro conta com a parceria da Federação das Apaes do Estado de Alagoas (Feapaes-AL) e da Apae de Maceió. A capital alagoana sediará ainda o 1º Fórum Nacional das Famílias das Apaes e o 8º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria.
“Diante da relevância do Congresso Nacional das Apaes e atendendo à solicitação de inúmeras pessoas que têm interesse em participar, mas que ainda não conseguiram fazer suas inscrições, decidimos prorrogar o prazo. Entendemos que é uma medida que contribuirá de forma efetiva para o engrandecimento do encontro, que, mesmo antes de acontecer, está sendo um sucesso, pois prova que estamos alcançando a mente e o coração da sociedade com a nossa mensagem, fazendo com que tenha novos olhares para as pessoas com deficiência e suas famílias”, afirmou o presidente José Turozi.
Livro
Outro ponto decidido foi o lançamento da segunda edição do livro “História do movimento das Apaes: resiliência, resistência e protagonismo!”, de autoria do ex-presidente Elpídio Araújo Neris e de Erivaldo Neto e Jorge Amaro. Anunciada pela diretoria executiva nos 60 anos da Fenapaes, em 13 de julho, a obra é a primeira oficial dedicada ao resgate da história do desenvolvimento das Apaes no país como um movimento social de luta pelos direitos das pessoas com deficiência.