A diretoria executiva da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) fez, nesta quarta-feira (20), uma visita à sede da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), em Brasília (DF), e, na ocasião, discutiu inúmeras estratégias que visam o fortalecimento das entidades que atuam na defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.
Participaram do encontro o presidente e o vice-presidente da Fenapaes, prof. Jarbas Feldner de Barros e Léo Loureiro, respectivamente; o diretor-geral da Faculdade Apae Brasil – Dr. Eduardo Barbosa, Erivaldo Neto; o presidente da Apae de Tupaciguara (MG), Ronaldo Nascimento; e, da Fenapestalozzi, a presidente Ester Pacheco e a vice-presidente Carminha Agostini; bem como o diretor-presidente da empresa MDM8 Brasil, Miguel Muccillo.
Durante a reunião, as lideranças dos movimentos apaeano e pestalozziano confirmaram que vão seguir caminhando juntos, tanto na construção quanto na implementação de ações voltadas às causas das pessoas com deficiência. Uma das primeiras medidas será a reorganização do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência (CRPD), composto por organizações nacionais, de todos os segmentos representativos das pessoas com deficiência, de assessoramento e defesa de direitos em âmbito nacional e todas as políticas públicas envolvidas.
“Nós estamos saindo daqui [da reunião] com a certeza da nossa parceria, da nossa aproximação, para que possamos ofertar o melhor serviço para as pessoas com deficiência e suas famílias. Foi dentro da Pestalozzi que iniciamos a nossa caminhada no Brasil”, afirmou o prof. Jarbas.
Além do fortalecimento das organizações, ficou definido também que haverá um encontro entre os autodefensores das Apaes e das Pestalozzi, no segundo semestre deste ano, para contribuir no trabalho dos movimentos em benefício da autonomia, da independência e do protagonismo das pessoas com deficiência e suas famílias.