O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, reuniu-se na quarta-feira (18), em Brasília, com a gerente-adjunta da Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Inês Schwingel. A reunião discutiu possíveis parcerias entre as duas entidades, incluindo projetos de melhoria da gestão das Apaes e também de geração de negócios para a obtenção de recursos para essas entidades.
Uma das propostas apresentadas pelo presidente José Turozi foi a de elaboração de um projeto voltado à capacitação dos presidentes das Apaes na área de gestão, com treinamento oferecido pelos cerca de 800 pontos de atendimento do Sebrae espalhados pelo país. Segundo o presidente da Fenapaes, a melhoria da gestão das Apaes poderá refletir posivitamente tanto na otimização da aplicação dos recursos quanto na qualificação do atendimento prestado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Outro tema discutido na reunião foi o possível apoio do Sebrae no diagnóstico de oportunidades de empreendedorismo, envolvendo, por exemplo, a abertura de empresas nas áreas de comércio e serviços. Pela proposta, esses empreendimentos poderiam promover a inclusão profissional das pessoas com deficiência e reverter os recursos obtidos com os negócios para as Apaes onde elas são atendidas.
A busca de parcerias com o Sebrae está prevista no Planejamento Estratégico da Fenapaes, e nós sempre tivemos interesse nessa aproximação. Foi uma reunião muito produtiva, e a gerente Inês Schwingel nos informou que em breve nos dará o retorno da Presidência do Sebrae sobre nossas propostas, disse José Turozi, que na reunião esteve acompanhado da secretária-executiva da Fenapaes, Cristiane Andersen.