Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - SÃO MATEUS DO SUL

Apae de São Mateus do Sul - PR

  • FUNDAÇÃO
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

FENAPAES IMPLEMENTA PROJETO “CAPACITA APAE BRASIL”

MSWI

30/04/2019

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

A Federação Nacional das Apaes, com a finalidade de implementar o Projeto Capacita Apae Brasil, esteve presente entre os dias 22 a 26 de abril do corrente ano, na região nordeste, trabalhando com as unidades Apaeanas dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

O Projeto é focado no assessoramento, defesa e garantia de direitos, compatível com as competências da Fenapaes, a partir do qual, a Diretoria Executiva e coordenadorias técnicas deslocam-se aos estados, promovendo um grande encontro das unidades coordenadoras e executoras da Rede Apae, compreendendo, as Federações dos Estados, Conselhos Regionais e as Apaes. Nos diferentes momentos do evento, estiveram presentes autodefensores estaduais, gestores, professores, profissionais das áreas assistência social, educação, da saúde, envelhecimento e da área administrativa.

Na cidade de Natal (RN), reuniram-se as Federações Estaduais e Apaes dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, enquanto que em Caruaru (PE), participaram a Federação Estadual e as Apaes do estado de Pernambuco.

Nesses três estados 49 Apaes estiveram presentes 221 profissionais e voluntários, sendo: 70 profissionais das 15  Apaes do Rio Grande do Norte, 30 das 10 Apaes da Paraíba e  115 das 24 Apaes de Pernambuco.

Foto: Participantes da primeira etapa do projeto 'Capacita Apae Brasil' em Natal - RN.

Ao mesmo tempo em que os coordenadores técnicos da Fenapaes, da assistência social, educação, saúde, envelhecimento e a Diretoria Executiva apresentavam os fundamentos teóricos que sustentam as ações institucionais da Rede Apae, também ouviam dos participantes das Apaes suas experiências, dúvidas e expectativas.

Destaca-se o compromisso dos presentes com a busca de subsídios para sustentação às ações institucionais e reflitam em qualidade aos serviços, compatível com as necessidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, ao mesmo tempo, atendendo as recomendações das políticas públicas implementadoras dos direitos humanos.

O acolhimento dos estados à Fenapaes foi marcante, deixando evidente a partir da reflexão apresentada pelo Presidente José Turozi, que discorreu sobre o tema Rede Apae: Trajetória da Apae Brasil em seus 64 Anos: Histórico, estrutura organizacional e o papel da Rede Apae no Brasil: nacional, estadual, regional e local, à luz do Estatuto institucional. O primeiro período do dia concentrou todos os participantes nas palestras de temas gerais, envolvendo a fala do Presidente José Turozi, a coordenadora Leila Castro que apresentou o Documento Norteador das Coordenadorias Técnicas e fez a palestra sobre o Envelhecimento; a Coordenadora Fabiana Oliveira apresentou a reflexão Pessoas com Deficiência, base conceitual atualizada, dicas importantes para o relacionamento com as pessoas com deficiência e a eliminação dos estigmas. No segundo e terceiro períodos, os coordenadores técnicos, Ivone Maggioni Fiore, da assistência social reuniu-se com os profissionais da área, abordando as diretrizes e princípios e a legislação da assistência social, debatendo a implementação das ofertas socioassistenciais devidamente legalizados e tipificados, ouvindo os coordenadores locais e orientando sobre os procedimentos a serem adotados para que os determinantes da Política de Assistência Social sejam observados e seguidos, a fim de garantir a veracidade dos serviços; Fabiana Oliveira, coordenadora de educação debateu a legislação educacional, destacando a educação especial e o desdobramento das Resoluções do Conselho Nacional de Educação que regulamentam as escolas especiais e os Centros de Atendimento Educação Especializado, destacando o compromisso institucional que cada unidade educacional da Rede Apae tem com a legalização dos serviços nessa área, a organização, estrutura e o funcionamento dos serviços, a fim de garantir o direito à educação dos estudantes atendidos. Na área da saúde, Dr. Albanir Santana, coordenador dessa área ouviu os coordenadores dos estados e esclareceu aspectos da respectiva legislação, a partir das questões e dúvidas apresentadas.

O tripé dos direitos humanos constitui-se pelas políticas públicas, assistência social, educação e saúde, as quais são implementadas na Rede Apae, atendendo-se, aproximadamente, 350 mil pessoas, a maioria com deficiência intelectual e múltipla, e suas famílias. Concomitantemente a essas políticas públicas, temáticas diversas agregam valor aos serviços oferecidos, exemplificando-se com Autogestão e Autodefensoria, arte e cultura, educação física, envelhecimento e família. Os projetos e ações, adequando-se à evolução da sociedade nos aspectos econômicos, políticos e sociais são disseminados nos diferentes municípios onde funciona uma unidade Apaeana.   

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: saomateusdosul@apaepr.org.br

Telefone: (42) 35322464

Rua: João Bettega, , 1014 - CEP: 83900000 - São Mateus do Sul - PR

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!