João Paulo Zanatto
26/03/2024
Link copiado com sucesso!!!
O ano de 2024 começou movimentado nas Coordenadorias de Assistência Social da Rede Apae Brasil. Isso porque, neste primeiro trimestre, as coordenadorias realizaram diversas atividades com foco em apoios técnicos e na capacitação dos profissionais do movimento apaeano.
Em janeiro, a coordenadora de Assistência Social da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Ivone Maggioni Fiore, promoveu encontros com as coordenadorias de seis estados: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Tocantins, Amazonas e Acre. Nesse mesmo período, a coordenadoria do Espírito Santo também oportunizou apoios técnicos às equipes das Apaes do Estado, quando discutiram as ofertas socioassistenciais e o planejamento para 2024.
Ao fim do mês, aconteceu um debate, proposto pelo Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social (Mneas), para tratar da oferta de assessoramento e defesa de direitos da Rede Apae.
“Convidamos os coordenadores estaduais para que pudéssemos dialogar sobre os direitos humanos, sociais e socioambientais e sua relação com o Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, frisou Ivone.
Fevereiro
Pós-carnaval, fevereiro teve como destaque a live de apoio técnico sobre a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), realizada pela Fenapaes sob a condução da coordenadora Ivone Maggioni. Com mais de 5 mil acessos, o encontro virtual, que está disponível no canal da Apae Brasil no YouTube, contou com a participação da equipe do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do Suas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), onde puderam esclarecer dúvidas importantes das Apaes em relação à certificação.
“Pudemos debater e aprender muito sobre os novos requisitos da Lei nº 187, de 2021, que trata sobre o Cebas. Também tivemos a oportunidade de abordar o reordenamento das ofertas socioassistenciais na Rede Apae Brasil, entender um pouco mais da habilitação e reabilitação no campo da assistência social, além de informações acerca de como nos credenciar nos Conselhos Municipais de Assistência Social e no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). E, finalmente, como termos os nossos requisitos atendidos para o Cebas”, ressaltou Ivone.
Ainda em fevereiro, a Coordenadoria de Assistência Social da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) organizou uma capacitação sobre o planejamento do Centro Dia, com o objetivo de apoiar os profissionais na estrutura de processos de planejamento e na definição de estratégias e de instrumentos utilizados, bem como na corresponsabilidade da equipe para a execução do que foi planejado.
Março
Já neste mês, a coordenadora de Assistência Social da Apae Brasil participou de discussões sobre o futuro do Suas, durante a 325ª Reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Com o intuito de fortalecer esse sistema, os debates giraram em torno do Regimento Interno do CNAS, da resolução que estabelece os procedimentos para denúncias recebidas no conselho e da discussão da Resolução CNAS nº 6/2015, que regulamenta os trabalhadores do Suas.
Em Goiás, o encontro técnico organizado pela Federação das Apaes do Estado (Feapaes-GO) discutiu o tema “Assistência social, política de proteção social e serviços socioassistenciais”, enquanto no Paraná a Coordenadoria de Assistência Social da Federação das Apaes do Estado (Feapaes-PR) passou orientações fundamentais acerca do Cebas durante uma live com as 30 coordenações regionais.
Março contou ainda com o início do programa “Connecta – Feapaes-SP”, liderado pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP) e cujo ponto central é a capacitação continuada para as Apaes paulistas, entidades do terceiro setor e representantes do poder público.
E no Rio de Janeiro ocorreu a apresentação da nova coordenadora de Assistência Social da Federação das Apaes do Estado (Feapaes-RJ), quando houve ainda um debate referente ao Cebas e à Rede Apae.
“Graças à dedicação das coordenadorias das Feapaes, temos alcançado avanços e resultados positivos, principalmente nas ofertas do Suas nas Apaes. Por isso, nós vamos manter esse ritmo de trabalho, por meio de ações articuladas e da contínua capacitação técnica das equipes da Rede Apae, visando assim fortalecer cada vez mais a área da assistência social, que é tanto o carro-chefe do movimento apaeano quanto a porta de entrada para os serviços ofertados”, afirma Ivone.