Felipe Menezes
07/06/2024
Link copiado com sucesso!!!
A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) realizou nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7), na sede da organização, em Brasília (DF), uma reunião entre o presidente, os autodefensores e os coordenadores nacionais para debater o planejamento de cada área e as construções coletivas pensando a transversalidade das áreas em benefício do fortalecimento contínuo do movimento apaeano em todo o país, bem como o alinhamento das ações que serão priorizadas para a defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.
O encontro teve a participação do presidente da Fenapaes, prof. Jarbas Feldner de Barros, dos autodefensores nacionais, Gustavo Silva e Paula Nascimento, e de dez dos 11 coordenadores: Ivone Maggioni Fiore (Assistência Social), Erenice Carvalho (Educação e Ação Pedagógica), Daniel Barbosa (Prevenção e Saúde), Tâmara Soares (Autogestão e Autodefensoria), Hosana Velani (Família), Adinilson Marins (Defesa de Direitos e Mobilização Social), Iracema Ferreira (Inclusão no Mundo do Trabalho), Sérgio Feldhaus (Arte e Cultura), Roberto Soares (Educação Física, Desporto e Lazer) e Tanara Zatti (Envelhecimento). O coordenador Rodolpho Dalla Bernardina (Família) não pôde comparecer devido a questões pessoais.
Também estiveram presentes membros da equipe técnica da Fenapaes, a exemplo de Luciene Carvalho, gerente Institucional; Mírian Queiroz, procuradora Jurídica; Wagner Saltorato e Luciely Albano, analistas de pesquisa e de Qualidade, respectivamente; e Pedro Matias, assessor de Políticas Públicas da Apae do Distrito Federal.
Ao classificar a reunião como positiva, o prof. Jarbas enfatizou a relevância de as coordenadorias conversarem entre si, além dos trabalhos que serão promovidos para os próximos anos. Para o presidente da Fenapaes, é vital que as atividades de assistência social, saúde e educação possam conversar entre si, em uma interlocução, atuando de forma conjunta.
“É muito importante enfatizar à Rede Apae que a nossa ação tem que ser integral e integrada, onde todos os atores, as famílias e pessoas com deficiência, possam ser beneficiadas da melhor maneira possível pelas ações do nosso dia a dia”, enfatizou.
O prof. Jarbas Feldner acrescentou ainda que tanto a Fenapaes quanto as Federações das Apaes dos Estados (Feapaes) são meios, enquanto as Apaes são o “verdadeiro trabalho e a verdadeira existência do movimento apaeano”. Segundo o presidente, em breve toda a Rede terá acesso às propostas de atividades, de acordo com a realidade de cada unidade apaeana.
“Nessa reunião, vimos que há uma comunhão de ideias e das medidas necessárias que têm que ser tomadas. Tenho certeza de que nós, ao fecharmos esse projeto, poderemos contribuir ainda mais para a qualidade de vida das pessoas com deficiência, das suas famílias e, principalmente, para o trabalho efetivo das Apaes em suas comunidades”, afirmou.
Ivone Maggioni Fiore foi uma das responsáveis pela reunião, já que a assistência social é o carro-chefe do movimento apaeano. Ao corroborar com as palavras do presidente sobre o sucesso do encontro, a coordenadora sublinhou que outro ponto marcante foi a integração das diferentes áreas de atuação da Rede Apae Brasil, o que permitirá na melhor construção e articulação das ações a serem desenvolvidas.
“Nós debatemos, estudamos e elegemos algumas bandeiras que vamos defender em relação à defesa de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias nas diferentes políticas públicas. Ou seja, quais são as incidências políticas que vamos fazer no sentido de fortalecer a Rede Apae e também na defesa de direitos das pessoas com deficiência. Um ponto crucial foi a participação da Coordenadoria da Família e dos autodefensores, porque trouxeram a voz das pessoas com deficiência e das famílias, a nossa razão de existir. Isso deu um direcionamento importante e fortaleceu todo o planejamento da Rede Apae Brasil para 2024”, concluiu.