Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - SÃO MATEUS DO SUL

Apae de São Mateus do Sul - PR

  • FUNDAÇÃO
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Fenapaes promove live sobre os Centros de Atendimento Especializado

Assessoria de Comunicação

22/05/2020

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) promoveu ontem (21), mais uma live com o tema "Informações sobre Centro de Atendimento Educacional Especializado e estratégias não presencial na Rede Apae".

No evento participaram a Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Federação Nacional das Apaes, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira, a Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica das Apaes do Estado do Pará, Denise Pereira Sá, a Psicóloga-Mestre em Psicologia-Professora Universitária e Consultora Técnica em Educação do Instituto Uniapae-ES, Claudia Moura, a Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica das Apaes do Estado de Santa Catarina, Patrícia Osika e a Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica das Apaes do Estado da Bahia, Itana Sena Lima.

 

A coordenadora Fabiana abriu o evento, explicando sobre como parecia antes muito distante a realização desse tipo de atendimento em toda rede Apae. "Hoje temos um grande números de Apaes que oferecem esse serviço de Atendimento Especializado, que disponibiliza recursos e orienta no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, suplementando o ensino regular", disse.

Fabiana lembrou também que as atividades não pararam por conta da pandemia de covid-19, estando os serviços funcionando de maneira não presencial. "Com essa experiencia sentimos que estamos da vez mais presentes na vida dos alunos e de suas famílias. É claro que o ambiente de sala de aula é incomparável. Mas estamos trabalhando de toda forma com ações para que o aluno sinta a presença de nosso trabalho e de seus professores. O que era ofertado na escola agora é ofertado no lar com uma qualidade e profissionalismo nunca visto", completou.

A coordenadora Patrícia apresentou o trabalho realizado em Santa Catarina em relação ao Atendimento Especializado. "Em nosso estado temos mais de 192 Apaes e coirmãs e entre 70 e 80% estão alcançando as famílias com o trabalho remoto desde que foram decretadas as resoluções no estado. Essas famílias nos dão feedback bastante positivo em relação a nosso projeto. Temos uma proposta que prepara os alunos pra vida nos centros de atendimento especializado, trabalhando a independência e a funcionalidade desses alunos", explicou.

Claudia Moura também compartilhou as experiências do estado do Espírito Santo: "esse momento é de extrema importância para discutir o ensino especial à distância. O estado do Espírito Santo foi pioneiro no atendimento não presencial dos alunos com seus centros de atendimento, começando em 2010 e se consolidando em 2014. Somos 40 Apaes no estado e dessas 35 oferecem o serviço, com 127 professores possibilitando o atendimento a esses pessoas. Nesse meio tempo implementamos uma pesquisa para os centros poderem localizar todos os lares que tinham acessibilidade para o serviço, a fim de aprimorar os serviços ofertados", disse.

A coordenadora Itana falou de suas experiência no estado da Bahia. "A Federação das Apaes da Bahia atua com 76 unidades e fazemos um atendimento dentro da proposta de atendimento especializado, dando um diferencial muito grande no atendimento, dando atenção às singularidades de dada unidade. Esse trabalho é feito com ampla formação dos professores, atendendo cerca de 3500 alunos", contabilizou.

Denise Pereira, coordenadora do Pará, destacou o trabalho que fizeram no estado para que não houvesse interrupção nos atendimentos. "O estado do Pará tem 33 Apaes em funcionamento, todos com centros de atendimentos especializados. Eles ainda não estão regularizados, mas já estão com os processos tramitando. O órgão ainda está regulamentando os processos. Mas, conforme as normativas vigentes, esses centros já estão organizados para funcionamento", completou. 

A coordenadora Fabiana encerrou a live agradecendo a presença de todos e principalmente o trabalho da tradutora Kelly Oliveira, interprete de libras que acompanhou a reunião.

Assista o conteúdo na íntegra clicando no link abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=gF-P4mezs_I

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: saomateusdosul@apaepr.org.br

Telefone: (42) 35322464

Rua: João Bettega, , 1014 - CEP: 83900000 - São Mateus do Sul - PR

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!