Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - SÃO MATEUS DO SUL

Apae de São Mateus do Sul - PR

  • FUNDAÇÃO
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Fenapaes realiza o primeiro Colóquio online sobre enfrentamento dos efeitos da pandemia na rede Apae

Assessoria de Comunicação

12/05/2020

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

Começaram ontem (11) os Colóquios online promovidos pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). O objetivo do evento, em formato de lives, é abrir espaço para discussão de estratégias para enfrentamento dos efeitos da pandemia, alinhando e identificando meios de combate dos efeitos da crise na rede Apaeana.

O primeiro colóquio, que teve início às 19 horas, teve como tema "ações da Rede Apae e estratégias de enfrentamento dos efeitos da pandemia", contou com a participação do Presidente Da Federação Nacional Das Apaes, Senhor José Turozi, do Coordenador Nacional De Saúde e Prevenção Da Fenapaes, Dr. Albanir P. Santana, do Coordenador Científico da Fenapaes, Prof. Dr. Rui Fernando Pilotto e do Coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério Da Saúde, Angelo Roberto Gonçalves.

O Presidente Turozi abriu a conversa fazendo uma breve apresentação, destacando brevemente o conteúdo do colóquio e informando o conteúdo que será apresentado durante os próximos dias do evento, além de destacar as ações que a Fenapaes vem tomando desde o início da pandemia de covid-19 (novo coronavírus). "A Fenapaes tomou iniciativa desde o início do enfretamento com ações junto às Apaes, repassando as orientações das autoridades de saúde, compartilhando as informações oficiais e decretos. Em abril fizemos uma conferência com a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, levantando a questão da Vulnerabilidade das pessoas com deficiência e suas famílias, pedindo uma atenção especial do Ministério no cuidado à essas pessoas", disse o presidente.

Turozi também destacou que logo em seguida foi realizada uma pesquisa nacional das pessoas com deficiência intelectual e múltipla assistidas pelas Apaes do Brasil por vários seguimentos junto às 25 Federações Nacionais das Apaes. "Apuramos que 220.404 pessoas são atendidas pelo serviço de assistência social das Apaes do Brasil. Mais 202.559 pessoas são beneficiadas pelos programas de assistência Social, defesa e garantia dos direitos. 149.220 estudantes frequentam escolas especiais das Apaes no país. 46.093 estudantes estão matriculados no atendimento educacional especializado. 370.970 são atendidas no serviço de habilitação e reabilitação de saúde, totalizando 989.246 pessoas atendidas por toda Rede Apae. Encaminhamos toda essa pesquisa para diferentes Ministérios, a fim de conseguir todo o apoio necessário para os atendidos", finalizou.

O representante do Ministério da Saúde, Angelo Roberto, destacou a criação do Centro de Emergências de Saúde Pública, que se tornou gestor de todas as questões da pandemia do Ministério da Saúde. "O Ministério da Saúde passou a fazer vídeos e explicações sobre a doença, lançando aplicativo e protocolos com orientações de cenário que a pandemia provocou no sistema de saúde. Destacamos as ações tomadas, como as contingências tomadas para enfrentar a pandemia", disse o Coordenador. Angelo também citou todas as ações voltadas para as pessoas com deficiência, que requerem atendimento especializado e protocolos específicos de cuidado.

O Dr. Albanir abriu sua apresentação citando as ações tomadas em primeiro momento em relação às famílias dos atendidos pelas Apaes, principalmente as instituições de maior porte, com maior capacidade de atendimento. "Focamos inicialmente em atender as pessoas com comorbidades, com maiores chances de desenvolver problemas respiratórios. Nossa preocupação foi no atendimento e pesquisas junto ao estado, direcionando as informações sobre as pessoas com deficiência". Albanir destacou a intensificação no acompanhamento das famílias, em suas próprias casas, como forma de atender os casos que precisam de maior cuidado.

O Prof. Dr. Rui Fernando Pilotto citou a realidade dos atendidos, onde diversos serviços foram suspensos, tornando-se cabal a atuação das Apaes para a sociedade no atendimento dos assistidos, conscientizando a população da necessidade das medidas de isolamento e cuidado. "Muitos ainda desconhecem o que é a realidade do coronavírus. As pessoas não apresentam sintomas, nos causando a preocupação com muitos atendidos que apresentam doenças que as tornam mais suscetíveis a problemas respiratórios, fatores que necessitam cuidados redobrados. Nem todos tem conhecimentos ainda dos cuidados básicos, tornando-se importante a observação dos sintomas", disse.

Turozi destacou que todas as orientações lançadas pelo Ministério da Saúde e diversos outros órgãos sobre a pandemia, incluindo o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavirus na Atenção Primaria à Saúde podem ser acessada no site da Apae Brasil, no link:

http://apaebrasil.org.br/pagina/covid-19-orientacoes-diversas. 

O Presidente Turozi finalizou o colóquio agradecendo a participação de todos e convidando a assistirem as próximas edições, que continuarão sendo realizadas até o dia 15 de maio.

A programação dos Colóquios pode ser acessada Clicando Aqui.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: saomateusdosul@apaepr.org.br

Telefone: (42) 35322464

Rua: João Bettega, , 1014 - CEP: 83900000 - São Mateus do Sul - PR

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!