A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) recebeu na terça-feira (14) o presidente da Apae de Farroupilha (RS), Romeu Valandro, que estava acompanhado do vice-prefeito Jonas Tomazini, do secretário municipal de Gestão e Governo, Rafael Gustavo Portolan Colloda, e do presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa), Edson Chiomento. Na ocasião, a organização foi representada pelo 1º diretor Financeiro e pelo gerente Institucional, Hélio Lopes e Erivaldo Neto, respectivamente.
No encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Brasília, a Amafa entregou à Apae Brasil uma proposta de plano de trabalho. O plano oferecido tem por objetivo efetivar a integralidade das políticas de assistência social, educação e saúde, cujo objetivo é promover o acesso aos direitos, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.
Na área da assistência social, por exemplo, a Apae Brasil e a Amafa buscam ofertar atendimentos no Serviço de Proteção Social de Média Complexidade, a fim de proporcionar a autonomia e a independência dos atendidos.
Já na educação, oferece o trabalho de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que visa auxiliar no processo de inclusão de crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista (TEA), possibilitando que o professor reconheça as dificuldades individuais de cada indivíduo, buscando desenvolver suas habilidades.
E no campo da saúde, possui uma parceria com a Faculdade Anhanguera em Caxias do Sul, que realiza atendimentos gratuitos focados em fortalecimento da musculatura, diminuição de dores e correção de postura, promovendo uma maior qualidade ao aparelho locomotor, e auxiliam a alcançar resultados desejados.