É com muita tristeza que informamos que a Assessora de Assuntos Internacionais da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a Sra. Maria Amélia Vampré Xavier, sofreu no último domingo um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico. A Sra. Maria Amélia está internada no Hospital das Clínicas em São Paulo sendo avaliada para saber as consequências causadas por essa isquemia.
Quem é Maria Amélia Vampré Xavier
Aos 94 anos, Maria Amélia Vampré Xavier é mãe do senhor Ricardo Xavier, que possuía deficiência intelectual e veio a falecer em maio de 2016, e viúva do senhor Cláudio Xavier, que também nos deixou em abril de 2017.
Quando muito pouco se sabia sobre a criação de crianças com deficiência intelectuais, a Sra. Maria Amélia se juntou a outros pais que enfrentavam o mesmo desafio e fundou a Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Paulo na década de 60 e é uma das precursoras do Movimento Apaeano em todo o Brasil.
Ao longo desses mais de cinquenta anos engajada na luta pela inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, Maria Amélia publicou diversas obras sobre a educação de pessoas com deficiência, entre elas, a 'O Outro lado do Arco-Íris - Meu Filho Ricardo', e 'Enfrentando Desafios'. Enquanto a primeira trata dos desafios de uma mãe para criar um jovem com deficiência intelectual sem o amparo do Estado, a segunda fala sobre o envelhecimento dessas pessoas, que foi outro obstáculo percebido por essa mãe ao longo da criação de Ricardo, que ultrapassou os sessenta anos de idade, superando todas as expectativas, menos a de sua mãe, a maior responsável por seu desenvolvimento.
Na Federação Nacional das Apaes, Maria Amélia exerceu a função de 1ª Diretora Secretária, Diretora para Assuntos Internacionais e atualmente é Assessora de Assuntos Internacionais e estava produzindo a obra 'Caminhos' antes de sofrer o acidente, que será mais um legado deixado por ela.
Maria Amélia é exemplo para todos do Movimento Apaeano pela sua dedicação com as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, realidade pela qual seu filho passou durante a vida.
A Fenapaes se sente honrada por Maria Amélia Vampré Xavier fazer parte do Movimento Apaeano e está unida rezando pela sua pronta recuperação.