Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - SÃO MATEUS DO SUL

Apae de São Mateus do Sul - PR

  • FUNDAÇÃO
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Maior evento de promoção da inclusão das pessoas com deficiência chega ao fim

Capital alagoana sediou o 27º Congresso Nacional das Apaes. Na cerimônia de encerramento, autodefensores e famílias entregaram suas cartas de reivindicações

Felipe Menezes e João Paulo Zanatto

02/12/2023

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

O 27º Congresso Nacional das Apaes terminou nesta sexta-feira (1º) com a sensação de dever cumprido. Durante três dias, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), o maior evento de promoção da inclusão das pessoas com deficiência propiciou a mais de 2,6 mil pessoas um conteúdo imperdível, por meio de palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, entre outras atividades, para compartilhar conhecimento e trocar experiências, no sentido de contribuir para o fortalecimento contínuo dos serviços ofertados pelas Apaes, e também levar informação à sociedade sobre os temas de interesse das pessoas com deficiência e suas famílias.


A solenidade de encerramento teve a participação da diretoria executiva da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes); do presidente e do vice-presidente eleitos, Jarbas Feldner e Léo Loureiro, respectivamente; dos atuais autodefensores nacionais, Tâmara Soares e Francisco Matos Além, e dos eleitos, Paula Nascimento e Gustavo da Silva; dos coordenadores nacionais da Família, Joseane Toebe e Rodolpho Luiz Dalla Bernardina; da presidente da Comissão Científica, Erenice Carvalho; de inúmeras lideranças do movimento apaeano; de autodefensores e famílias de todo o país; e de autoridades do governo de Alagoas.


Em seu pronunciamento, o presidente da Apae Brasil, José Turozi, afirmou que o evento foi um sucesso, obtendo um resultado positivo por parte dos congressistas. De acordo com Turozi, para que isso ocorresse, a equipe da organização, em parceria com a Federação das Apaes do Estado de Alagoas (Feapaes-AL) e a Apae de Maceió, se dedicou de forma exemplar nesses últimos anos. A 28ª edição do Congresso acontecerá em 2026.


“O meu cumprimento, o meu carinho e a minha admiração a todos vocês. E, ao retornarem às suas casas, que tenham um profícuo trabalho nas suas Apaes”, disse.


Cartas


Na oportunidade, os autodefensores e os coordenadores nacionais da Família entregaram suas cartas de reivindicações, que expressam publicamente o cumprimento de políticas públicas para as pessoas com deficiência e suas famílias e o fortalecimento da Rede Apae Brasil. Ambas foram elaboradas no 8º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria e no 1º Fórum Nacional das Famílias das Apaes, realizados em 28 e 29 de novembro. Clique aqui (autodefensores) e aqui (famílias) para ler as cartas.


Segundo Tâmara Soares, a carta dos autodefensores vai orientar, nos próximos anos, o trabalho da Autogestão, da Autodefensoria e das Apaes, e pediu apoio da futura gestão da Fenapaes para o fortalecimento do protagonismo das pessoas com deficiência e suas famílias.


“Peço, enquanto representante e apaeana, a sensibilidade humana. Como diz o tema do nosso Congresso: o olhar para a pessoa com deficiência, o olhar para a autodefensoria, para que esse programa, cada vez mais, possa aprimorar, aperfeiçoar e garantir o que nós pregamos sempre: o protagonismo da pessoa com deficiência e de suas famílias, que precisam caminhar juntas. Por isso, façam do seu conhecimento a ação para que as Apaes continuem crescendo, prosperando, e sendo o maior movimento de inclusão do país”, afirmou.


Francisco Matos Além enfatizou que, mesmo saindo da autodefensoria nacional, não deixará de batalhar pela plena inclusão das pessoas com deficiência. “É por eles que vamos lutar e fazer valer. Estamos aqui para dizer que não vamos desistir. Muito obrigado, Tâmara, pelo trabalho que tivemos juntos. Não foi em vão. Presidente Turozi, a ousadia que o senhor nos deu de seguir com o programa de Autodefensoria, muito obrigado. E quero dizer a todos vocês que aqui não paramos. A frase é: continuar”, disse.


Já Rodolpho Dalla Bernardina enfatizou a importância de dar uma atenção maior às famílias das pessoas com deficiência, e agradeceu ao presidente José Turozi pela criação da Coordenadoria da Família e ao presidente eleito, Jarbas Feldner, por dar continuidade ao trabalho.


“Por trás de um bebê, de uma criança que chega na nossa Apae, chega uma família que também precisa ser acolhida. Se não tivermos famílias estruturadas – e eu falo porque senti isso, pois até me estruturar perdi muito tempo com a minha filha –, não teremos as nossas pessoas com deficiência em sua plenitude”, apontou.


Joseane Toebe explicou que a carta das famílias pretende guiar os novos gestores em projetos e programas voltados para recuperar as famílias como base do movimento apaeano. Segundo a coordenadora, o documento “está cheio de intenções, esperança, dedicação e esforço”.


“Nosso genuíno desejo é ter uma sociedade baseada na igualdade, na justiça, na equiparação, na independência, que assegure uma melhor qualidade de vida para todos, sem discriminação, sem barreiras atitudinais, reconhecendo e aceitando a diversidade como fundamento para a convivência social”, ressaltou.


Futuro


Presente na cerimônia, Jarbas Feldner destacou a importância de fortalecer programas voltados às famílias, unindo os principais núcleos do movimento apaeano. Segundo o presidente eleito, que é pai de uma pessoa com deficiência, os projetos da futura diretoria executiva da Fenapaes estão concentrados, essencialmente, no trabalho de fortalecimento das famílias e das pessoas com deficiência.


“Principalmente o Programa de Família. Nós sabemos pela experiência que muitas das famílias estão precisando mais da Apae do que os próprios filhos. Isso é um projeto que nós temos que desenvolver dentro desta perspectiva. E todo o programa de assistência social que estamos estabelecendo, nós vamos nos unir aos autodefensores, à equipe de família, do esporte e das artes, para que possamos construir um projeto que atenda essas necessidades e apoios que nos interessam”, afirmou.


Parceria


Antes do encerramento, a Apae Brasil, a Feapaes de Alagoas e as Secretarias de Estado do Turismo e da Cidadania e da Pessoa com Deficiência assinaram um termo de cooperação para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência nos cursos do Programa do Escola do Turismo. Além disso, foi lançado também o Programa Destino + Acessível, publicando uma cartilha para o trade turístico com orientações para manter o padrão de atendimento para todos.


“A realização do 27º Congresso Nacional das Apaes é mais uma batalha vitoriosa que vocês cumpriram nessa luta, que é chegar à tão sonhada inclusão social”, destacou a secretária Bárbara Braga, do Turismo. “E é muito importante ampliarmos cada vez mais esse diálogo [sobre a inclusão da pessoa com deficiência], fazer com que mais pessoas conheçam, tenham ciência e possam realizar seu papel de cada dia, para que a gente chegue nessa grande vitória que tanto falamos. Ainda temos muitos caminhos para percorrer pela frente, mas, sem dúvida alguma, a pessoa com deficiência é prioridade no Estado de Alagoas”, garantiu.


“Quero parabenizar a comissão organizadora, porque não é fácil realizar um evento desse, que traz pessoas do Brasil todo, familiares, profissionais e apaeanos. E eu já pedi ao deputado Léo Loureiro uma cópia das duas cartas para a gente se basear, também, aqui na nossa secretaria, nas propostas que vocês colocaram, para que a gente traga para o nosso escopo e possamos devolver à população como política pública”, disse Aline Rodrigues, secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: saomateusdosul@apaepr.org.br

Telefone: (42) 35322464

Rua: João Bettega, , 1014 - CEP: 83900000 - São Mateus do Sul - PR

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!