“A palavra trabalho traz um significado muito importante na vida das pessoas. É muitas vezes a realização de sonhos e conquistas. Para a pessoa com deficiência não é diferente.”, afirma a Coordenadora de Trabalho da Fenapaes, Iracema Ferreira.
Ações de âmbito nacional são desenvolvidas pela Apae Brasil para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em uma ação inédita, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) firmou, em outubro de 2020, parceria com a rede brasileira de restaurante Burger King, para incluir pessoas com deficiência intelectual e múltipla em seus quadros de funcionários. No ano passado foram disponibilizadas 398 vagas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla da Rede Apae, este ano, foram abertos mais 49 postos de trabalho.
E não para por aí, a empresa Duratex, responsável pelas marcas Deca, Hydra, Durafloor e Portinari, já afirmou a disponibilidade de vagas compatíveis com as habilidades dos usuários das Apaes. O termo de cooperação será assinado em breve.
A Coordenadoria de Trabalho da Fenapaes está em contato com mais quatro empresas para firmar novas parcerias, são elas: KPMG, Havan, MRV e Suzano.
A previsão é que em 2021 o projeto firme grandes parcerias, em nível nacional, com vistas à destinação de vagas de empregos aos assistidos pela entidade. Para Iracema, "é por meio do trabalho que essas pessoas desenvolvem a sua autonomia, trabalham sua autoestima, têm mais qualidade de vida e se desenvolvem pessoalmente como cidadãos contribuintes da sociedade."
A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência ( Lei n. 8.213/91), que completará 30 anos em 2021, determina que empresas com 100 empregados, ou mais, é obrigada a reservar uma porcentagem das vagas para pessoas com deficiência. A proporção varia de acordo com a quantidade de funcionários:
Até 200 empregados ..........................................................................2% De 201 a 500 ..........................................................................................3% De 501 a 1.000 ......................................................................................4% De 1.001 em diante ............................................................................5%
A Apae reconhece e defende o direito constitucional da admissão do trabalhador portador de deficiência no mercado de trabalho, e reafirma a importância das empresas em fazer cumprir, não somente a lei, mas um papel social importante de inclusão e respeito dos direitos dessas pessoas.