Em pleno verão, a cidade de Mostardas, no Rio Grande do Sul, oferece uma estrutura de acessibilidade que inclui a instalação, ao longo da orla oceânica, de várias cadeiras de rodas anfíbias, para a oferta de banho assistido às pessoas com deficiência. Trata-se do Programa Praia Acessível, desenvolvido desde o verão de 2017 pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do Município, em parceria com a Faders - Acessibilidade e Inclusão, do Governo do Estado. Segundo o Secretário Jorge Amaro Borges, dos cerca de 12 mil habitantes de Mostardas, 3,2 mil são pessoas com deficiência.
Além da colocação das cadeiras de rodas no balneário mostardense e do banho assistido, outro apoio que nós prestamos é o transporte das pessoas com deficiência para os locais de banho, declarou o Secretário, frisando que o município é muito procurado por turistas.
Mostardas, localizada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos (maior lagoa costeira da América do Sul), é sede do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, possui três comunidades Quilombolas, forte presença açoriana na sua construção, enfim, uma diversidade social, histórica, cultural e ambiental única, explicou o Secretário Jorge Amaro Borges.
Ele informou também que a Prefeitura mantém uma forte parceria com a Apae Mostardas, através da qual a Associação inaugurou sua nova sede no final de 2018.