A Apae Brasil manifesta pesar pela perda da professora dra. Clelia Maria de Sousa Ferreira Parreira, da Universidade de Brasília (UnB) de Ceilândia. A professora foi grande parceira e entusiasta do movimento apaeano, desenvolvendo vários trabalhos junto à Federação Nacional das Apaes (Feanapaes) e ao Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa.
Na Fenapaes, foi coordenadora de Articulação e de Políticas, propôs e implementou a Política de Atualização e Aperfeiçoamento Técnico, foi coordenadora docente e membro da comissão científica da Federação Nacional e coordenadora do Eixo Temático de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade e da Câmara Técnica de Saúde.
Também foi uma das responsáveis pelo documento “Posicionamento do movimento apaeano em defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências intelectual e múltipla”, publicado pela Fenapaes em 2007. Colaborou na produção do material informativo “A família no contexto da deficiência: dinâmica e estrutura”, lançado em 2011. Também presidiu o Congresso Nacional das Apaes em sua 24ª edição em 2010, e 23ª em 2008.
Carreira acadêmica
Formou-se em pedagogia em 1991, fez mestrado em Educação em 1995 e doutorado em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) em 2003. Seu pós-doutorado foi pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Botucatu) 2016. Era professora adjunta da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília, onde foi coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva.
Durante sua jornada acumulou grande experiência nas áreas de Educação, Psicologia e Saúde, com trabalhos e experiência em informação, educação e comunicação em saúde, promoção da saúde, docência, educação popular, psicologia da saúde, interprofissionalidade e formação em saúde.