Gratidão. Essa é a palavra que define o sentimento dos presidentes, gestores e profissionais das Apaes do Estado do Acre, que, pela primeira vez, sediou um evento promovido pela Apae Brasil. Por três dias, dezenas de colaboradores das sete unidades tiveram a oportunidade de conhecer com profundidade os diversos temas referentes às áreas de gestão, assistência social, trabalho, saúde e educação, por meio de palestras e rodas de conversa. O encerramento das atividades ocorreu nesta quinta-feira (5) na Livraria Paim, em Rio Branco.
As discussões foram conduzidas, respectivamente, pelo presidente em exercício da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Nilson Ferreira; pelas coordenadoras nacionais Ivone Maggioni Fiore (Assistência Social) e Iracema Ferreira (Inclusão no Mundo do Trabalho); por Eliane Santos (assessora técnica); e pela professora Sabrina Castro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já o 1º diretor Financeiro, Hélio Lopes, abordou assuntos de gestão financeira, enquanto a procuradora Jurídica, Mírian Queiroz, explicou o processo eleitoral das Apaes e tirou dúvidas acerca das emendas parlamentares
“Tenho certeza de que vocês sairão daqui um pouco mais diferenciados do que entraram, porque tiveram condições, possibilidades de interagir com os nossos profissionais. Saímos do Acre com outro pensamento em relação às sete Apaes do Estado. Vocês foram nota dez. Não tinha dúvidas de que quando terminasse o evento, eu iria olhar no semblante de cada um de vocês e perceber que muita coisa mudou”, afirmou Nilson.
O presidente acrescentou que, diante da nova etapa que se inicia no Acre e após a realização do Capacita, os colaboradores terão a capacidade de dialogar com a Rede Apae Brasil, e não apenas entre as unidades do Estado. Além disso, aproveitou para reforçar a necessidade de interação e da utilização da estrutura que a Fenapaes disponibiliza, tais como assessoramento, apoio e e-mail institucional, além de conferir as informações disponíveis no site e nas redes sociais –, a fim de “ombrear com vocês em suas atividades diárias nas bases”.
“O movimento apaeano é isso: dar as mãos, ombrear, ladear, socorrer, facilitar. É isso que temos como proposta, e o Capacita Apae Brasil tem muito disso”, frisou. “Estamos atravessando todo o Brasil com o propósito de compartilhar e disseminar conhecimento, para que, assim, por meio de nossas ações e nossos serviços, continuemos fazendo a diferença na vida das pessoas com deficiência. Tenho a certeza de que estamos no caminho certo, e conto com a dedicação de vocês para que possamos alcançar novas conquistas”, salientou.
Piauí será o próximo Estado a receber o evento, agendado para acontecer entre 18 e 20 de maio. A previsão é que o Capacita, que será inserido em uma plataforma do Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa como um programa de formação continuada, contemple todas as unidades da Federação até o início de 2023.