Com pesar, a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes) lamenta informar que faleceu, na manhã desta quarta-feira (8), aos 31 anos, o nosso querido Autodefensor nacional José Lucas Ferreira dos Santos.
José Lucas não resistiu a uma cirurgia cardíaca a qual foi submetido na manhã desta quarta-feira (8) para tratar de um problema de saúde.
O Autodefensor nasceu no município de Colméia, Tocantins, e foi criado numa família humilde com duas irmãs, a mãe e a avó. Sem conhecer o pai e vendo a família passar por necessidades, começou a trabalhar aos 7 anos para ajudar no sustento da casa.
Primeiro na roça e, posteriormente, como vendedor de picolés e engraxate, José Lucas sempre levou em consideração os conselhos de sua avó, a qual chamava carinhosamente de mãezinha, e nunca deixou de estudar.
Aos quinze anos, com a recém-criação da Apae de Colméia-TO, ingressou como aluno e, dois anos depois, se tornou Autodefensor estadual de Tocantins.
Em 2010 se tornou Autodefensor nacional suplente, vindo a assumir o cargo três anos depois devido ao afastamento do colega titular. Disputou a reeleição e venceu se mantendo no cargo até esta data. José Lucas deixa a mulher e uma filha.
A Fenapaes se sente honrada por José Lucas ter feito parte do Movimento Apaeano e deseja força à família do Autodefensor e se põe à disposição para ajudar no que for preciso.
Aracy Lêdo e Direitoria Executiva Federação Nacional das Apaes (Fenapaes)