Toda corporação, pública ou privada, pequena ou de grande porte, com ou sem fins lucrativos, trabalha com produtos ou serviços destinados à população e a outras instituições. São roupas, alimentos, veículos automotores, filantropia, assistência social, consultorias, assessorias, entre outros. Até o consumidor final desses bens, há um caminho a ser percorrido, e nele as ações de comunicação são fundamentais para o alcance das metas buscadas. Na era da informação, o investimento no fortalecimento da comunicação produz resultados positivos tanto internamente, ou seja, no âmbito das corporações, quanto externamente, junto aos potenciais consumidores dos produtos e serviços.
A comunicação interna, por exemplo, é importante para alinhar os colaboradores, fortificar a cultura organizacional, incentivar o engajamento da equipe e permitir que todos tenham noção da importância e do impacto de sua atividade para o alcance dos objetivos buscados pela organização em que trabalham.
A comunicação interna pode ser realizada com o auxílio de diferentes ferramentas. No caso do e-mail corporativo, por exemplo, é recomendável que cada colaborador cheque suas mensagens diariamente, com o devido retorno ao remetente, se houver necessidade. Além de agilizar as atividades da corporação, isso permite o conhecimento sobre os assuntos internos e também possibilita uma maior interação entre os componentes da equipe.
Há também outras estratégias e ferramentas para o fortalecimento da comunicação interna, como uma intranet corporativa, grupos de WhatsApp, informativos, reuniões de equipe, confraternizações, eventos e treinamentos motivacionais.
Já a comunicação externa tem como principal objetivo fazer chegar aos potenciais consumidores informações objetivas sobre os produtos ou serviços de determinada corporação.
Nessa área, as estratégias e ferramentas são múltiplas e incluem, por exemplo, páginas e perfis em redes sociais; site institucional; newsletter; clipping de notícias; divulgação de conteúdos via assessoria de imprensa; relacionamento com a comunidade, entre outras. É importante ressaltar a importância do estabelecimento de uma rotina que permita a atualização constante dos conteúdos destinados ao público externo. A falta de atualização pode vir a inibir o interesse do público pelas informações de determinada corporação e, consequentemente, por seus produtos e serviços.
No Brasil e no mundo, várias experiências comprovam os efeitos positivos da comunicação interna e externa. Trata-se de uma atividade simples, mas que pode se reverter em grandes benefícios para as organizações.