O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Fenapaes, está desenvolvendo a pesquisa “Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Apoio para Crianças e Adolescentes (SIS-C) com Deficiência Intelectual no Brasil”.
A pesquisa tem como objetivo geral adaptar e validar a Escala SIS-C para a realidade brasileira, a fim de mensurar a intensidade da necessidade de apoio que uma criança ou adolescente com deficiência intelectual precisa para suprir as demandas reais, oferecendo subsídios para elaboração de planejamento individualizado centrado nas necessidades de apoio que o sujeito precisa para viver em consonância com a sociedade atual.
O resultado final da pesquisa poderá ser utilizado para o planejamento de apoios centrado na pessoa, focando em aspectos de autonomia, independência e qualidade de vida.
O monitoramento está em fase final de coletas de dados, mas necessita de entrevistas com profissionais e familiares de crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos. Os Estados que estão participando são: Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal.
As entrevistas são on-line, por via WhatsApp ou Google Meet, e duram cerca de 50 minutos.
Para participar, ou indicar alguém para participar, é só entrar em contato pelo e-mail: sischildrenbrasil@gmail.com ou pelo WhatsApp (55) 98428-8330.