A campanha nacional de vacinação do covid no Brasil começou em 18 de janeiro de 2021 e está sendo dividida por grupos que consideram desde a exposição ao vírus, até os possíveis danos causados por ele. Agora, de acordo com nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (26/4), a próxima etapa, com previsão até o final de maio, irá contemplar pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes, os grupos somam mais de 25 milhões de pessoas, além de gestantes e puérperas.
Vale lembrar que é necessário estar cadastrado no Benefício de Prestação Continuada. Dessa forma, as Secretarias Estaduais e Municipais articuladas com as Secretarias de Assistência Social fornecerão a lista nominal dos beneficários para o recebimento da vacina.
Por somarem um grande número de pessoas, os contemplados com a próxima etapa de vacinação foram divididos em dois grupos. Confira a seguir:
I - Na fase I, serão vacinadas proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:
Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;
Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos.
Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos
II - Na fase II, serão vacinadas proporcionalmente, de acordo com as doses disponibilizadas, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;
Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes;
Campanha atual
No momento atual, estão sendo vacinados idosos de 60 a 64 anos, profissionais da saúde, indígenas que vivem nas terras nativas, povos e comunidades tradicionais Ribeirinhas e Quilombolas e idosos de 65 anos ou mais.
Clique aqui e acesse a nota técnica do Ministério da Saúde.