Já ouviu o podcast “Fala, Autodefensor!”? O programa é uma iniciativada Federação Estadual das Apaes do Rio de Janeiro, comandado pelos autodefensores estaduais Fábio Cunha e Bruna Oliveira, acompanhados do coordenador de autogestão e autodefensoria Hugo Gomes. No dia 17 de dezembro foi ao ar o último programa, falando sobre os 20 anos da Autodefensoria.
Ao todo, foram 12 episódios. Diferentes assuntos sobre a realidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla foram abordados com linguagem acessível, como explicou o coordenador de autogestão e autodefensoria do Rio de Janeiro Hugo Gomes logo no primeiro programa. “É um podcast com caráter exploratório. Em todos os episódios os autodefensores entrevistarão convidados sobre temas escolhidos, e no final chegaremos a uma conclusão juntos, construindo conhecimento juntos”.
Na oportunidade, Hugo também elucidou as finalidades da produção: “O podcast tem três objetivos: dar voz aos autodefensores; enaltecer os profissionais da nossa Rede – a grande maioria dos entrevistados são famílias, usuários e profissionais da Apae; criar materiais para que as Apaes possam trabalhar temas adultos com pessoas adultas com deficiência”, ressaltou. Podcast “Fala, Autodefensor!” promove conversas e reflexões
A estrutura do movimento apaeano promove o protagonismo da pessoa com deficiência de diferentes maneiras, e uma delas é a figura do autodefensor. Cada Apae tem dois autodefensores, que são eleitos democraticamente e convidados a fazer parte da gestão institucional, apresentando a visão do usuário dos serviços das Apaes.
Em todos os programas, Fábio e Bruna contaram suas experiências, opiniões e conclusões, além, é claro, de entrevistar os convidados. No segundo episódio, que teve o tema ‘O que é autonomia?’, os autodefensores se expressaram acerca do assunto que tem bastante a ver com a proposta do programa. Para Bruna, “Autonomia é você conseguir fazer as coisas sozinha, ter liberdade”. Já para Fábio, é “poder sair, ir em cinemas, parques. Eu estou aprendendo pouco a pouco e aprendendo mais coisas ainda”, contou.
Dar voz e vez para que eles exerçam seu protagonismo é umas das premissas do trabalho das Apaes. E promover a autonomia tem tudo a ver com isso. Quer saber mais?