Felipe Menezes
30/09/2022
Link copiado com sucesso!!!
Após percorrer Santa Catarina por quase dez dias, a edição do programa Capacita Apae Brasil no Estado chegou ao último destino: Chapecó. Mais de 350 pessoas, entre presidentes, gestores e profissionais das áreas técnicas de 60 Apaes das regiões Extremo Oeste, Contestado, Oeste, Meio Oeste, Vale do Uruguai e Vale do Chapecó, participarão do evento, que tem por propósito ampliar o conhecimento e compartilhar informação e experiências entre a equipe técnica da Apae Brasil e os colaboradores do movimento apaeano.
Participaram da cerimônia de abertura do encontro, realizada nesta quinta-feira (29), o presidente e o vice-presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi e Nilson Ferreira, respectivamente; a presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina (Feapaes-SC), Alice Kuerten; o presidente e os autodefensores da Apae de Chapecó, Leandro Ugolini, Roseli de Souza e Marcos Soares; e Gabriela Szatkoski, representando a Prefeitura de Chapecó.
Também estiveram presentes a equipe técnica da Fenapaes que ministrará as palestras: a coordenadora de Educação e Ação Pedagógica, Fabiana Maria das Graças de Oliveira; as assessoras técnicas de Assistência Social, Ivone Maggioni Fiore, de Inclusão no Mundo do Trabalho, Iracema Ferreira, e de Saúde, Eliane Santos; e o assessor de Assistência Social, Wagner Saltorato.
Em seu discurso, ao agradecer a presença dos participantes, José Turozi explicou que o programa desenvolvido pelo Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa nasceu com o objetivo de proporcionar conhecimento, com o intuito de oferecer melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência e suas famílias assistidas pela organização, por meio dos inúmeros serviços nas áreas de assistência social, educação, saúde e inclusão no mundo do trabalho. O presidente disse ainda que a proposta do Capacita é estreitar e fortalecer a relação entre a Fenapaes e as mais de 2 mil Apaes. O Capacita será inserido em uma plataforma do Instituto como um programa de formação continuada.
“Quando assumimos a Federação Nacional, em 2018, nós percebemos que era preciso conhecer de perto e com propriedade a realidade e os anseios das Apaes, pois até então não tínhamos dados suficientes. E o Capacita Apae Brasil nos possibilitou um diagnóstico aprofundado das Apaes, até porque é um projeto de mão dupla de compartilhamento direto de informação e conhecimento entre a equipe da Federação e as nossas bases, que, assim como as famílias, compõem os pilares da Rede Apae. E desde 2019 até hoje, temos visto que o Capacita Apae Brasil tem contribuído para a unicidade e o crescimento contínuo do movimento apaeano. Temos a certeza de que estamos no caminho certo, de que o projeto nos possibilitará alcançar novas e melhores conquistas, principalmente para as mais de 1,3 milhão de pessoas com deficiência e suas famílias que assistimos em 2.224 dos 5.570 municípios do país”, afirmou José Turozi.
Anfitriã do encontro em Santa Catarina, Alice Kuerten manifestou gratidão à Fenapaes pela oportunidade de promover, pela primeira vez, a maior edição do Capacita. No total, cerca de 1,2 mil colaboradores participaram, em três cidades: Florianópolis, Curitibanos e Chapecó. Hoje, o movimento apaeano catarinense conta com seis mil profissionais das áreas técnicas e quatro mil voluntários, espalhados em 197 Apaes. Santa Catarina tem 295 municípios.
A presidente da Feapaes-SC pontuou ainda a respeito da relevância do conhecimento, sobretudo no que diz respeito às pessoas com deficiência, e solicitou às centenas de presidentes, gestores e profissionais que aproveitem o evento não somente para esclarecer dúvidas com a equipe técnica da Fenapaes, mas também dividir as experiências exitosas.
Em outubro, Paraíba será o último Estado a receber o Capacita Apae Brasil neste ano. A previsão é que o programa contemple todas as unidades da Federação até 2023.